Message in a Bottle

Blog

7 dicas para ser produtivo a trabalhar em casa durante o COVID-19

Publicado em: 19.03.2020
person working from home

Neste momento Portugal e outros países um pouco por todo o mundo, sofrem um surto de COVID-19, muitas empresas são obrigadas a pedir aos seus colaboradores para trabalharem a partir de casa. Este distanciamento laboral e social não é fácil. Para muitos, a tarefa de trabalhar em casa pode ser um verdadeiro desafio, devido a todas as distrações que possam surgir. Pode até mesmo sem se aperceber, acabar por trabalhar horas a mais do que é habitual.

Para que isso não aconteça, sugerimos 7 dicas que facilitam a sua vida durante o surto de coronavírus:

 

  • Troque o pijama por roupa

Para que o seu dia começa da melhor forma, troque o pijama por roupa confortável. Apesar de trabalhar em casa, o facto de estar a vestir-se transmite ao seu cérebro que tem tarefas a cumprir. O pijama iria dar-lhe a sensação de moleza que não queremos no horário de trabalho.

 

  • Limite o seu espaço de trabalho

Opte por trabalhar apenas num espaço da casa, de modo a que o seu trabalho não afete os restantes membros da família. Assim, torna-se mais fácil para si concentrar-se.

Para escolher este espaço que será o seu novo local de trabalho, tenha em consideração se possui objetos de distração, como a TV.

Preferencialmente, deve ser um espaço onde os restantes membros não passam com grande frequência. Isso não iria ajudar na sua concentração.

 

  • Use fones durante o horário de trabalho

Os fones vão ajudá-lo a neutralizar os sons que estiverem à sua volta, seja da sua família ou dos vizinhos. Opte por ouvir música! Para muitos a música é uma ponte para a concentração.

 

  • Lista de tarefas diária

A elaboração de uma lista de tarefas é crucial para que tenha pequenos objetivos diários. Os objetivos devem ser concretizáveis e estes iram ajudá-lo a organizar o seu dia de modo a realizar todas as tarefas propostas.

 

  • Trabalhe com direito a pausas 

São muitas as pessoas que defendem o trabalho por blocos de tempo e pausas a cada uma hora e meia. Segundo especialistas, beber um café, ir até a varanda, fazer uma chamada, esticar os braços, são algumas das ações necessárias para nos conseguirmos voltar a concentrar. Estando em casa faça pequenas pausas, isso irá refletir no aumento da sua produtividade.

 

  • Use e abuse de apps de conversação

As aplicações de conversação como o Skype, Facetime ou Snapchat são fundamentas em situações como esta. Através delas podemos conversar, trocar e debater ideias como se estivéssemos lado a lado, facilitando as nossas tarefas diárias e a dos nossos colegas de equipa.

 

  • Seja otimista e criativo

Procure ter a sua atitude o mais positiva possível. Aproveite este momento para dar asas a sua criatividade e torne-se produtivo. Esta altura é a ideal para encontrar novas oportunidades e procure retirar o melhor deste tempo passado em casa.