Como?
Criar conteúdos valiosos pode ser a chave do seu negócio.
Para gerar leads/contactos é preciso saber o que oferecer e para quem oferecer. E é aqui que entra o Inbound Marketing.
Mas o que é isto de Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e partilha de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar o cliente de forma direta, criando um relacionamento duradouro.
No Inbound Marketing trabalha-se com três objetivos (e não só):
Gerar mais leads
Aumentar o número de oportunidades de negócios
Concretizar mais vendas
E ainda, podemos acrescentar: aumentar a notoriedade da marca, destacar expertises da empresa, aumentar número de seguidores e embaixadores da marca, etc.
Etapas do Inbound Marketing
Para que uma estratégia de Inbound seja efetiva, precisamos de pensar no passo a passo até à conversão:
Seguindo todas as etapas do Inbound Marketing, é possível atrair potenciais clientes e convertê-los em leads, relacionar-se com eles, fechar uma venda e analisar o processo para aperfeiçoá-lo cada vez mais.
O que a Message in a Bottle sugere?
Sugerimos uma estratégia de Inbound Marketing com o foco em angariação de leads e nutrição através de conteúdos específicos – como o e-mail marketing e a criação de landing pages focadas em conversão para a integração tanto em Social Media, quanto em campanhas pagas.
O Inbound Marketing analisa, cuida e trata dos leads, criando segmentações e automações específicas para cada perfil.
Para isso é preciso integrar o online e o offline.
Como?
Fazendo com que cada ponto de contacto seja no website quanto nos pontos de recolha de e-mail offline (reservas por telefone, reservas por e-mail, momento do check-in entre outros) faça parte da estratégia de crescimento e fidelização.
O Inbound Marketing recolhe, cuida e alimenta uma estratégia de comunicação de ponta a ponta.
Para isso precisamos mapear todos estes pontos de contacto e ver como podemos melhorar e, assim, desenvolver um plano estratégico de comunicação e conversão eficaz.
Equipas envolvidas no processo:
Guest Relations
Guest Service
Gerência
Receção
Reservas
Vendas
Marketing
Por exemplo:
As reservas vindas das OTA’s, com por exemplo Booking.com, são feitas por um e-mail criptografado que é automaticamente extinto do seu base de dados depois de 3 meses. E ainda, segundo contrato, o Hotel não deve enviar comunicações como newsletter e email-marketing ao hóspede proveniente desta OTA.
Com o Inbound Marketing, mapeamos estes pontos sensíveis melhorando cada processo, para que enfim, o hóspede nos dê o e-mail próprio, e assim, a possibilidade de começar a nossa comunicação.
Que soluções propomos?
Start:
Estratégia de Marketing e o desenvolvimento do costumer jouney de acordo com cada ponto de captação de leads, online e offline.
Integração dos campos de contactos do website com a plataforma sugerida
Criação de formulários
Criação de 1 landing page específica para conversão em campanhas pagas (Google Ads)
Segmentação de leads através de grupos específicos
Análise de perfis de leads
Automação e desenvolvimento de e-mails (copy e design)
. visita ao site | pedido de inscrição em newsletter
. reserva
. pré checkin
. pós checkout
Importação de contactos já existentes
Acompanhamento Mensal:
Gerar leads não é tudo, é preciso entender quais deles são qualificados e podem vir a ser um cliente potencial. Por isso, recomendamos no mínimo três meses de acompanhamento para se ter um resultado mais efetivo.
Para que resulte:
Definiremos quais os conteúdos relevantes a curto, médio e longo prazo
Criaremos um planeamento mensal de conteúdos (newsletter, e-books ou e-mail marketing)
Desenvolveremos duas newsletter/e-mail marketing mensais (design e copy)
Responsabilizamo-nos pela automação e disparo dos conteúdos
Criaremos segmentações contínuas dos contactos captados
Acompanhamos a angariação de leads frequentemente através do tracking tanto do website quanto de abertura e interação com os e-mails
Todos os novos contactos qualificados serão partilhados com a empresa
Análise e performance dos conteúdos
Criaremos Landing Pages que sejam importantes para alcançar os objetivos
Uma reunião mensal para apresentação de report e desenvolver a estratégia para o próximo mês
Workshops de Conversão e Angariação de Leads
(Sugestão de equipas: Guest Relations, Reservas, Vendas e Marketing)
Mas a realidade é que podemos criar uma estratégia de Inbound Marketing adaptada a qualquer negócio de Turismo ou Lifestyle. Lance-nos o desafio e vai ficar surpreendido com as soluções que propomos.
Ficou interessado em saber mais sobre como a nossa agência de comunicação pode consolidar o seu negócio ou pretende tirar alguma dúvida? Entre em contacto connosco aqui!