2020 foi um ano desafiante, um ano de privações e obrigações. Mas foi, sobretudo, um ano que nos obrigou a parar. Parar para fazer um balanço e para retirar algo de positivo numa situação tão devastadora como uma pandemia mundial. As crises são as alturas em que, num clima de tensão e incerteza, as empresas e as marcas são retiradas das suas zonas de conforto e são obrigadas a repensar a sua estratégia. Neste post iremos explicar os pontos que os departamentos de Relações Públicas e Assessoria de imprensa deverão estar atentos.
Estas são as cinco tendências fundamentais a pôr em prática em 2021:
- A importância da mensagem
A clareza da mensagem é fundamental. Contudo, em 2021 assistimos a várias situações que fizeram com que os profissionais de comunicação se devessem preocupar não só com a mensagem mas também com a sua transmissão.
Olhemos para o exemplo da Comunicação por parte do governo em plena pandemia: não é explícita, não é clara e é, muitas vezes, enganosa ao ponto de suscitar dúvidas ao país. Pede-se, por isso, clareza e objetividade na transmissão da mensagem e que esta seja trabalhada de forma exímia pelos profissionais para garantir o sucesso da transmissão da mesma. Se falhar a transmissão da mensagem, não há Comunicação.
- O que comunicar em 2021?
2021 é um ano em que as marcas terão alguma dificuldade em perceber o que deverão comunicar e como se deverão diferenciar no mercado mediático. A resposta é simples: comunicar os seus valores.
Desde a diversidade, igualdade e inclusão, à sustentabilidade e a questões inerentes à responsabilidade social. Atualmente, o tema mediaticamente predominante é a Covid-19 e todos os outros assuntos relativos à esfera social e mundial passaram para segundo plano.
Recorde-se, por exemplo, do combate dos jovens europeus contra as alterações climáticas, que chegou a ser tema de debate na ONU e a estar nas páginas dos principais jornais a nível mundial. Neste momento, os temas de debate são referentes à pandemia, assim como as principais notícias. Contudo, as marcas deverão ter especial atenção quando a pandemia terminar, porque os temas inerentes aos valores sociais irão voltar à esfera mediática e é aí que as marcas os deverão comunicar.
- O Press Release
Os Press Releases conforme os conhecemos estão ultrapassados e devem, por isso, sofrer algumas alterações.
Em 2021, a tendência é que os PR tenham uma componente visual forte e uma linguagem emotiva e apelativa, de forma a captar a atenção de quem recebe milhares de PR’s por dia.
Fazer um Press Release esteticamente atraente que contenha imagens ou, preferencialmente, vídeo é importante.
Contudo, a par da componente visual e da linguagem, em 2021 os envios dos Press Releases serão também personalizados. A personalização tem vindo a ganhar destaque devido à sua eficácia, principalmente no âmbito do Marketing Digital, e estará, a partir deste ano, presente na área das Relações Públicas.
- Eventos Híbridos
Uma tendência em 2020 que se irá acentuar em 2021. Os eventos híbridos são claramente o resultado de reinvenção das Relações Públicas. Impossibilitadas de organizar conferências de imprensa, congressos e palestras, as marcas e as agências de Comunicação começaram a apostar não só em eventos virtuais (inteiramente online) mas também em eventos híbridos com apenas um número reduzido de pessoas num espaço físico por motivos de segurança e com a restante audiência a assistir online. Prevê-se que esta tendência perdure mesmo pós-pandemia.
- Relação Agências de Comunicação e Departamentos de Marketing
O Marketing foca-se nas vendas e a Comunicação na gestão de imagem e na reputação das marcas. Em 2021, estas duas áreas serão fundamentais e terão que se unir – ainda mais – para ultrapassar a crise provocada pela Covid-19 e conseguir corresponder às expetativas das marcas e dos clientes.
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