Message in a Bottle

Blog

Nómada Digital

Publicado em: 19.03.2021

 

O que é um Nómada Digital? 

Aclamados como “filhos da tecnologia”, os nómadas digitais, como o nome indica, são pessoas que aproveitam a tecnologia para trabalhar de forma remota sem ter a necessidade de criar raízes num só lugar, e para tal, não dependem de uma base fixa para isso. Todavia, são muito dependentes de dispositivos móveis e internet, muitas vezes considerados como “usurpadores de cadeiras em cafés” de onde trabalham por wi-fi.

São donos do seu próprio tempo, vivem com o emprego na mochila e escolhem a sua cidade ou país favorito para viver. Não vivem como turistas pois têm um horário a cumprir, mas muitas vezes podem ter essa conotação. A verdade é que podem trabalhar debaixo de um sol esplêndido, fazer pausas em águas azuis cristalinas e viver de chinelo no pé.

Embora esta ideia seja muito romantizada, já podemos encontrar em todas as cidades muitas pessoas a trabalhar assim quer seja em cafés, esplanadas ou hotéis. Existe mesmo uma rede de hotéis “Selina” espalhados por todo o mundo onde têm uma forte presença destes nómadas digitais e algumas benesses para estes como oferta de alojamento em troca de algumas horas de trabalho nesses mesmos hotéis.

Vantagens e Desvantagens de ser um Nómada Digital:

Pode parecer muito Utópico para quem está farto de uma rotina “tradicional” de trabalho das 9 às 6, mas a vida de um nómada digital como tudo na vida tem as suas vantagens e desvantagens.

 

3 vantagens:

  • Flexibilidade de horários. São donos do seu próprio tempo, fazem os seus horários e podem organizá-los da maneira que acharem melhor (atenção que pode não ser tarefa fácil).
  • O trabalho não é valorizado pelas horas trabalhadas. Aqui não são contabilizadas as horas que se possa estar no “escritório”, mas sim pelo resultado final que é apresentado. O próprio trabalho é fator exclusivo do seu desempenho.
  • Poder viajar a tempo inteiro. Ter a possibilidade de viver em qualquer lugar do mundo, em que seja possível ter rede móvel éter a experiência de viver como um local, podendo também ter a vantagem de escolher um sítio mais adequado ao seu estilo de vida. (Mais barato quando recebemos menos).

 

3 Desvantagens:

  • Exige muita organização, não ter um horário das 9 às 6 obriga a uma maior disciplina.
  • Dificuldades técnicas. A ligação à internet surge como a única fonte de ligação ao mundo, ter alguns problemas como wi-fi fraco ou até mesmo inexistente pode ser uma verdadeira batalha. Por isso o lugar para onde se viaja tem de ser bem pensado, porque nem todos os locais estão habilitados a este estilo de vida.
  • Solidão. Esta pode ser apontada como a principal dificuldade pela grande maioria dos nómadas digitais. Uma vida repleta de aventuras e experiências significa menos laços e menos raízes fundadas. Por mais pessoas que se conheçam, a qualquer momento este sentimento irá surgir.

 

Como se pode tornar num Nómada Digital?

Para começar, é importante destacar que apenas alguns empregos se podem adaptar a este estilo de vida nómada, são maioritariamente trabalhos criativos que apenas dependem de um computador ou um telemóvel para trabalhar. Podem ser design, criação de conteúdos, fotografia, gestão de redes sociais ou até mesmo programação.

Estes são alguns dos empregos mais fáceis para quem trabalha remotamente, sem ter necessariamente uma componente mais cooperativa como cargos em projetos de arquitetura ou engenharia que implicam uma maior presença física e coordenação.

No entanto, se pretende dedicar a sua vida às viagens e tem um emprego como os acima referidos pode sempre tentar negociar com a sua entidade patronal um regime de trabalho remoto, respeitando metas e prazos necessários ao cumprimento do trabalho estabelecido.

A partir desse ponto precisa apenas de reunir estes requisitos para começar a sua nova vida:

– Dispositivos móveis como computador, smartphone ou tablet dependendo das suas necessidades.

– Um bom hotspot de internet.

– Headphones com microfone para as suas reuniões.

– Carregadores portáteis e baterias extra.

– Software de gestão, que permita organizar o seu trabalho.

– Documentação necessária, passaporte e vacinas (se necessário).

– Manter uma morada fixa para poder receber todo o tipo de correspondência, cartas, faturas ou serviços (Ou alugar um endereço postal).

 

Estes são alguns dos pré-requisitos para se tornar num nómada digital, é um emprego complexo e requer um grande empenho e organização.

Mas se a sua felicidade passa pela liberdade de horários e ser patrão de si mesmo, é necessário investir tempo, fazer novas aprendizagens e estudar formas de ganhar mais dinheiro via online.

 

Gostou das nossas dicas? Partilhe este post!