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Social Listening: A importância de ouvir online o que dizem da sua marca

Publicado em: 27.08.2021

Sabe aquela mania deselegante de ouvir a conversa do casal da mesa ao lado, ou ler os comentários dos outros sobre todo e qualquer assunto nas Redes Sociais? Deixe de lhe chamar maus hábitos. Isso é Social Listening e deveria fazê-lo mais vezes. Principalmente se tem um negócio, ou uma marca.

Esteja a par de tudo. Desde que não caia no colo dos outros, essa é a melhor forma de entender o que vai bem e o que vai mal no engagement da sua marca com o público-alvo.

O Social Listening permite-lhe perceber o que as pessoas dizem, pensam, sentem e querem, online e offline.

Imagine que é dono de um restaurante e um dia ouve dois clientes a comentarem sobre a sua seleção de sobremesas.

“Adoro os doces, aqui.” Diz um, “Especialmente o Bolo de Chocolate”.

“Sim, o Bolo de Chocolate é ótimo.” Diz o outro, “Mas no outro dia provei o Arroz-Doce e estava muito seco”.

Pois é, será que todas as pessoas acham o arroz-doce muito seco? É quando começa a perguntar outras opiniões que começa a ouvir. Baseado nisso, fará as mudanças que agradam ao seu público.

No mundo do Marketing e da Publicidade, à primeira vista, o Social Listening pode parecer-se muito com o Social Media Monitoring. Mas estes dois conceitos são diferentes, em vários aspetos.

O Social Media Monitoring lê números e métricas de hashtags relevantes, menções à sua marca e a marcas concorrentes, bem como os trends sectoriais.

O Social Listening vai além dos números, estuda o que lhes dá origem, o mood que está por trás deles. E é isto que o ajudará a compreender o que o público pensa sobre a sua marca e sobre a concorrência. Não basta só contar o número de vezes que a marca aparece mencionada nos motores de busca. Entender o que as pessoas sentem acerca de uma marca ajuda a manter o controlo de qualidade e a responder adequadamente quando surgem situações de crise.

Quer super resultados? Siga estes conselhos:

 

  1. Oiça tudo à sua volta

Descubra quem e onde se fala e não só o que dizem de si.

Saiba que conversas online são muito diferentes de conversas offline, que conversas no LinkedIn são muito diferentes de conversas no Instagram, ou no Twitter, ou no Facebook. Saber onde falam é tão importante como saber do que falam. Vai dar-lhe perspetiva estratégica na hora de fazer publicidade.

 

  1. Aprenda com a concorrência

Pode sempre aprender com os outros. Especialmente com os que fazem o mesmo. Veja o que estão a fazer certo e o que as pessoas gostam. Olhe também para o que não resulta. É muito menos penoso aprender com os erros dos outros do que com os nossos.

 

  1. Trabalhe em equipa

O Social Listening vai trazer-lhe informações essenciais sobre a sua marca. Partilhe. Não seja fominha. Quanto mais pessoas estiverem a par, melhores serão os resultados.

Talvez seja uma foto que precise de resposta, talvez seja uma grande ideia para um post do blogue, ou alguma característica de marca, ou produto, que descobriu, possa ser mais explorada.

 

  1. Acompanhe a mudança

Assim que começar a perceber qual o sentimento geral das pessoas acerca da sua marca, vai entender melhor quando surgir alguma necessidade de mudança. Isso permite que se adapte mais depressa a qualquer estratégia que queira implementar quando as coisas não correm bem.  E quando correm? A surfar a onda.

 

  1. Action!

Lembre-se, se não agir sobre a informação que tem, está apenas a fazer monitorização e não a ouvir. Use métricas, mas saiba que valem apenas se delas surgirem os insights que o ajudam a entender o que quer o seu público e como você pode dar-lhe isso.

 

Ficou interessado em trabalhar com um equipa capaz de aumentar a relevância da sua marca no mundo online? Fale connosco!

 

Mónica Marques, Junior Communication Consultant