O mercado dos serviços – e a comunicação não é exceção – tem apresentado uma tendência crescente para a especialização. Os clientes procuram uma empresa que os possa servir da melhor forma dentro da especificidade da própria área. E, perante a realidade de mercados cada vez mais globalizados e diversificados, vários serviços se têm especializado nas áreas do turismo e do lifestyle, procurando servir setores essenciais no nosso tempo como a hotelaria, a gastronomia ou a cultura.
Ora, dada a natureza destas áreas, muitos clientes desejam internacionalizar-se: fazer chegar as suas marcas a públicos de outros países, na Europa e além. Também por isso, entre outros motivos, se desenvolveu uma network internacional de agências de comunicação com a mesma especialização, a que a Message in a Bottle pertence – a Travel Lifestyle Network, que conta com 17 agências de cinco continentes diferentes.
E porquê fazer parte de uma network?
A resposta é simples: porque no nosso mundo crescentemente globalizado, em que as marcas procuram expandir-se além-fronteiras, o conhecimento dos mercados-destino é essencial. E, na área da Assessoria de Imprensa ou do Marketing Digital, ninguém conhece os mercados nacionais tão bem quanto as agências de comunicação. Através de uma network de agências, o processo de encontrar os melhores experts noutros mercados é não apenas mais simples, mas mais confiável.
Imagine que uma empresa portuguesa, que tem serviços de Assessoria de Imprensa contratados à Message in a Bottle, deseja chegar os seus produtos ao Reino Unido. Não é difícil de imaginar – desde os vinhos portugueses, muito apreciados em terra de Sua Majestade, às agências de viagens e de turismo, que encontram no público britânico fervorosos adoradores da nossa costa, os exemplos são muitos. Uma das formas mais eficazes de dar a conhecer uma marca, sabemos, é a Assessoria de Imprensa – e, através da Travel Lifestyle Network, a Message in a Bottle poderá introduzir o seu cliente a uma agência de comunicação parceira, também especializada no turismo e no lifestyle, através da qual poderá comunicar no mercado britânico.
Mas porquê optar por essa recomendação e não por qualquer outra agência? Novamente, a resposta é simples:
- Identidade. Porque o cliente sabe que as agências de uma mesma network partilham uma mesma identidade. Não atuam apenas na mesma área; o ADN das agências de comunicação é análogo. Trabalham de formas semelhantes, partilham conhecimentos e abrangem os mercados equivalentes de cada país. No fundo, é a garantia de que a opção num país tem um irmão (se não gémeo, pelo menos muito parecido) noutro.
- Relação simplificada. Porque ao optar por uma agência de comunicação da network, um cliente português sabe que optará por uma empresa com que a sua agência portuguesa tem um contacto estreito, e com a qual poderá ajudar a mediar a relação.
- Custos mais baixos. Porque, através do processo de recomendação, uma agência parceira pode desenvolver propostas orçamentais mais atrativas, além de assegurar algumas economias de escala.
Fazer parte de uma rede como a Travel Lifestyle Network não é, portanto, uma formalidade: é uma porta para se chegar mais longe. Quando uma marca escolhe uma agência de comunicação para se fazer chegar ao público consumidor, fá-lo pensando em que forma as estratégias de comunicação apresentadas por essa agência se enquadram nas próprias estratégias da marca. Esse processo de seleção torna-se mais complexo quando a marca se deseja internacionalizar, tanto pela quantidade da oferta como pelas diferenças entre os mercados. Mas, através de networks internacionais, a marca encontra agências estrangeiras cujas estratégias estão, no geral, alinhadas com a agência que a marca tem no seu país de origem, e, no particular, pensadas para o seu próprio mercado. É precisamente essa a bandeira da Travel Lifestyle Network: alcance global, expertise local.