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6 Tendências Globais do Turismo para 2024

Publicado em: 03.01.2024

Despedimo-nos de 2023 e celebramos um ano memorável para o turismo em Portugal e no mundo. Foi o ano que marcou a estabilização da oferta do ecossistema turístico. Este progresso é refletido nos números do setor do alojamento turístico, que registou um aumento significativo, com 2,9 milhões de hóspedes só em outubro de 2023, representando um aumento de 8,7% em relação aos períodos anteriores​​. Esta tendência foi acompanhada por um aumento na atividade turística interna, onde os residentes em Portugal realizaram um total de 5,7 milhões de viagens ao estrangeiro, no segundo trimestre de 2023, o que corresponde a um aumento de 6,1% em comparação com o mesmo período de 2019​​.

Estima-se que cerca de 700 milhões de turistas viajaram internacionalmente de janeiro a julho de 2023, um aumento de 43% em relação a 2022. O turismo internacional mostrou esta recuperação, com Portugal a receber mais de 6,4 milhões de turistas estrangeiros nos primeiros cinco meses de 2023. Esta tendência reflete a crescente atração de Portugal como um destino turístico de topo a nível mundial.

Para 2024, antecipa-se que estes números continuem a crescer. No entanto, será um ano de grandes desafios para o setor das viagens turísticas, designadamente, porque a conjuntura socioeconómica e a incerteza resultaram em consumidores mais exigentes, com escolhas mais criteriosas e que passaram a valorizar outros aspetos. Diante desta realidade, torna-se crucial compreender e antecipar as tendências globais do turismo para o próximo ano. Vamos então conhecê-las:

  1. O Guru das Viagens Digitais
    Subitamente, o ChatGPT passou a fazer parte das conversas e dos processos das empresas em todo o mundo. Planear viagens é um processo cada vez mais digital e os avanços contínuos em IA (Inteligência Artificial) agregam novas funcionalidades para planear e organizar viagens. 62% dos turistas recorrem a ferramentas e recursos online para planearem as suas viagens e os profissionais do turismo enfrentam o desafio constante de criar estratégias que motivem os potenciais viajantes em todas as etapas, desde a pesquisa inicial até à fase final da reserva.
  2. De volta aos padrões de viagens
    2020 e 2021 ficaram marcados por uma procura elevada por destinos de natureza. Já em 2022 e 2023, embora esta tendência continue, os turistas, movidos pelo sentimento de revenge travel, procuram visitar grandes cidades. 2024 será um ano de normalização dos padrões de viagem, sendo expectável que os turistas apresentem um comportamento mais racional e lógico. Importa, contudo, realçar que os turistas atuais diferem – e muito – dos que viajavam em 2019, pelo que, embora exista uma estabilização dos padrões de consumo, as necessidades são diferentes, mais exigentes e os destinos devem preparar ofertas que conseguem ser competitivas no mercado turístico.
  3. Turismo mais Verde
    Com a crescente consciência sobre os impactos ambientais, as opções de viagens sustentáveis estão com uma procura mais elevada. 77% dos viajantes priorizam destinos que sejam amigos do ambiente e destinos que tenham oportunidades de voluntariado. De ressaltar que existe um interesse particular em apoiar as comunidades que continuam a reconstruir-se após catástrofes naturais. Este interesse em práticas sustentáveis, por parte dos consumidores, é marcado pela procura crescente na escolha de hotéis e estabelecimentos que aderem ao uso de energias renováveis, que desenvolvem programas de reciclagem e que desempenham estratégias para a minimização do desperdício de água e alimentos. Procuram, igualmente, experiências que permitam o contacto com a natureza, de forma a que esta não seja prejudicada, e dão uma especial importância ao consumo de produtos locais, orgânicos e provenientes de uma agricultura sustentável, que contribua para o apoio à economia local. Desta forma, os profissionais deste setor precisam de destacar destinos e práticas ecológicas, alinhando-se com as considerações éticas e ambientais dos turistas.
  4. Viagens desportivas
    Em 2024, a Europa será o centro das atenções para os adeptos do desporto, com a realização dos Jogos Olímpicos/Paralímpicos, em França, e do Euro 2024, na Alemanha. No próximo ano, será expectável que se verifique um elevado crescimento do número de viagens com a motivação de assistir a estes eventos, mas também uma maior abertura para realizar outras viagens para participar ou assistir a eventos desportivos de múltiplas naturezas. Estes eventos desportivos são oportunidades para os profissionais do turismo desenvolverem produtos com diferentes experiências no território, para além do desporto, que acrescentem valor a essas viagens.
  5. Combinar negócios com lazer
    A tendência de combinar viagens de negócios com lazer é frequentemente chamada de “bleisure” – uma mistura de “business” (negócios), e “leisure” (lazer) -, que tem ganho muita popularidade. Com a possibilidade de se fazer home office e ter um trabalho mais flexível, as pessoas têm a oportunidade de unir uma viagem de negócios a uma viagem de lazer, e estender a sua estadia no destino e aproveitando as atrações turísticas do local.
  6. O Poder das redes sociais
    Atualmente, 60% dos jovens são fortemente influenciados nas redes sociais por artistas de cinema, de televisão e de música, bem como por influenciadores que inspiram a escolha do próximo destino. Para o setor do turismo, esta tendência representa uma oportunidade para usar o poder das redes sociais e das personalidades influentes para atrair um público mais jovem e ansioso por explorar novos destinos. No entanto, é sempre importante uma seleção criteriosa destes influenciadores para assegurar a produção de conteúdos credíveis e segmentados.

Neste cenário, o marketing digital e a assessoria de imprensa (nomeadamente através de press trips) são necessidades estratégicas no setor do turismo, que permitem alcançar os consumidores onde eles estão – online. Desta forma, uma forte presença digital garante que as ofertas turísticas estejam visíveis e acessíveis a este vasto público, sendo sempre possível ajustar o conteúdo, tendo em conta as mudanças no mercado e as preferências dos consumidores. Neste cenário, os players do setor do turismo e das viagens, como destinos, operadores e agências, devem implementar estratégias alinhadas com as tendências do mercado e devem ser capazes de comunicar os seus fatores de diferenciação.

A Message in a Bottle desenvolve estratégias de comunicação dinâmicas que colocam os nossos clientes na vanguarda destas tendências. Utilizamos uma variedade de ferramentas e plataformas online, incluindo redes sociais, marketing de conteúdo, SEO e muito mais. Mediante uma presença online forte e estrategicamente pensada, queremos moldar como os destinos e as experiências são percebidos e vivenciados. Desta maneira, conseguimos ampliar o alcance dos nossos clientes, conectando-os com os mais variados públicos. Ficou curioso? Se quer saber como a nossa agência pode impulsionar o seu negócio, não hesite em contactar-nos! Estamos prontos para levar as suas viagens (e a sua marca) a novas alturas! Contacte-nos aqui.