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Feed do Instagram: Organize o seu em 5 passos

Publicado em: 29.01.2021

 

É cada vez mais importante, nos tempos que correm, ter uma presença assídua nas redes sociais, quer seja a nível pessoal, corporativo ou empresarial. O Instagram para além de nos conectar com uma grande panóplia de serviços e pessoas, é também uma grande ferramenta de procura para restaurantes, marcas e até mesmo hotéis. Por isso, é uma mais valia conseguir fazer dela uma rampa para impulsionar os nossos serviços e criar uma boa primeira impressão àqueles que poderão vir a ser futuros clientes (seguidores).

Consoante o segmento da sua marca, é preciso entender que nas Redes Sociais devemos criar conteúdos diversos e intercalados, como por exemplo: dicas, frases motivacionais, receitas, tutoriais e claro, falar do seu produto e/ou do serviço que vende. 

E para o(a) ajudar separamos alguns pontos a serem levados em  consideração como o assunto e organização do feed do Instagram:

1. Escolher uma paleta de cores:

Esta escolha vai criar uma relação entre as fotografias, o feed e as pessoas que se vão identificar com base na organização de cores.

Estes tons base irão definir a personalidade da nossa página. Aqui vamos também definir um outro aspeto a ter em conta na altura de criar conteúdo (fotografar), pois já sabemos qual vai ser o nosso tom base (quase sempre escolhemos o branco como principal).

Como conseguir criar essa relação entre as cores?

Existem várias Apps onde podemos editar sempre da mesma forma, permitindo assim que consigamos ter os nossos tons base sempre presentes, separamos três delas: Lightroom ,  VSCO e o Snapseed;

O mesmo filtro irá permitir manter a harmonia entre as fotografias, mesmo quando um filtro funcione menos bem numa das fotografias, porque cada uma tem uma luz, exposição e contraste diferente, mas como irá fazer parte do álbum (mosaico) e contribuirá para o sucesso da página.

 

2. Crie harmonia entre as fotografias

Neste tópico tem que se ter em atenção quando e como se vai publicar. Para conseguir manter uma boa harmonia entre as imagens, elas devem ser diferentes, mas ao mesmo tempo “conversar” entre si de modo a contar uma história que faça com que o “cliente” tenha a curiosidade de saber qual a sua “continuação” e se torne membro da sua comunidade.

Existe também uma dica fácil de criar este tipo de “conversa” por exemplo:

Tirar fotografias a um espaço (prato, projeto, estabelecimento) de 3 ângulos diferentes. Lembre-se que as imagens devem contar a história.

3. Crie um mosaico de fotografias

Existem várias Apps que nos podem ajudar a criar uma história, harmonia ou conversa entre as imagens. O UNUM, o Preview e o Planoly são algumas destas Apps.

 

Nestas Apps é fácil conjugar as imagens pois vamos ter uma ideia geral do nosso “feed”, ou seja, vamos ter a percepção das outras pessoas que vão ver e assim conseguir ver o impacto que tem para os outros. A nossa rede social vai ser a “vitrine” da nossa empresa, vai apresentar o aspeto profissional e o cuidado que conseguimos ter nos nossos projetos.

4. Frequência

No Instagram é importante prezar pela qualidade e não só na quantidade dos seus posts. Não é necessário fazer 3 posts irrelevantes num só dia se ao invés disso conseguimos fazer 1 relevante.

Este seria o ideal: 1 por dia ou 3 por semana sempre espaçados. Desta forma você conseguirá ter uma ideia sobre qual o conteúdo que gera mais alcance e qual é mais relevante postar. Assim, variando os assuntos, também vai saber quais as melhores alturas e dias para postar temas mais relevantes que queira ter mais alcance na comunidade, e assim manter a sua conta ativa.

5. Copy

Também a legenda da fotografia deve ser pensada de forma estratégica de modo a acrescentar conteúdo à imagem que postou, ajudar a criar uma relação com o seguidor ou até mesmo para que assim possa ter “call to action”.

Planear um feed do Instagram é extremamente importante para mostrar claramente o que se faz, cria ou vende e assim otimizar tempo para construir um conteúdo de valor para o seu público.

 

Já se sente mais motivado em melhorar o seu Instagram? Partilhe este post!

 

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