73% das marcas poderiam desaparecer sem que as pessoas se importassem. Este é o mais recente número do estudo anual “Meaningful Brands” da Havas. Parece-lhe um cenário negativo? Para nós, não. Este dado representa uma oportunidade, e explicamos já o porquê.
Atualmente, a comunicação estratégica de uma marca ou de uma empresa passa por mais do que um bom produto ou um bom serviço. Os temas a focar na divulgação mediática de uma organização vão contribuir de forma decisiva para a construção de uma reputação sólida perante a sociedade.
A avaliação do público, que é cada vez mais atento e consciente, pondo em prática ações voltadas para a sustentabilidade, acaba por se centrar nos valores da marca e nas suas práticas perante a comunidade, a nível social, ambiental ou económico. Com o apoio de uma estratégia eficaz de Assessoria de Imprensa, as empresas podem criar uma identidade consistente, fomentando relações mais próximas e duradouras com os seus públicos. Estes são alguns aspetos a ter em conta numa estratégia de comunicação focada em práticas de responsabilidade social:
1. Fortalece a imagem corporativa
Uma empresa que demonstra ter valores e que participa ativamente nos assuntos sociais que se discutem cria uma identidade com a qual os consumidores se podem identificar, ao contrário de uma empresa que demonstra ter como única motivação o lucro. Criar uma ligação emocional com o público é um passo importante para formar um grupo fiel de clientes.
2. Cria envolvimento e interação com o público
Uma empresa que demonstra ter valores e que participa ativamente nos assuntos sociais que se discutem cria uma identidade com a qual os consumidores se podem identificar, ao contrário de uma empresa que demonstra ter como única motivação o lucro. Criar uma ligação emocional com o público é um passo importante para formar um grupo fiel de clientes.
A discussão de assuntos de relevância social cria um diálogo com o público, envolvendo-os na causa. A empresa e o consumidor aliam-se para atingir um objetivo comum, como, por exemplo, a sustentabilidade. Isso cria um sentido de pertença, o que junta a empresa e o cliente num só lado, fazendo com que este se sinta motivado a tornar-se defensor da marca e a partilhar as suas experiências positivas com os outros.
3. Diferenciação do mercado
A inclusão destes temas relevantes na comunicação de uma empresa pode representar uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Num mercado em que os produtos são cada vez mais semelhantes, as empresas com fortes compromissos sociais destacam-se de forma positiva. Quando indeciso entre qual serviço contratar, o consumidor pode optar por escolher a empresa com valores mais próximos dos seus e com maior impacto positivo na sociedade.
4. Expandir as possibilidades de parcerias e colaborações
Quando uma entidade demonstra preocupações com assuntos de relevância social, está também a abrir portas para novas possibilidades de parcerias e colaborações com organizações que atuam nas áreas discutidas. Essas parcerias permitem que a empresa chegue a um maior número de pessoas com preocupações semelhantes, tire partido de novas oportunidades de negócio e, consequentemente, fortaleça a sua posição no mercado.
5. Construção de uma reputação sólida
Ao pronunciar-se sobre assuntos de relevância social, as empresas estão a contribuir para a construção de uma reputação sólida como uma organização socialmente responsável. Uma boa reputação contribui para uma maior confiança por parte do consumidor, atrai novos clientes e mantém a lealdade dos existentes. Para além disso, uma reputação positiva ajuda a empresa em possíveis desafios e alturas de crise, mantendo a confiança do público. E porquê a Assessoria de Imprensa? Porque, mais do que os canais de uma empresa, os media são a referência para a obtenção de informação filtrada, de qualidade e com critério. Não é preciso saber muito sobre teoria do jornalismo para compreender este fenómeno: basta pensarmos a quem recorremos quando queremos validar uma informação que corre pelas redes sociais. No entanto, é preciso ter presente que a comunicação com os media deve fazer parte de uma estratégia abrangente e coesa. Toda a informação partilhada a respeito do trabalho da empresa nestas áreas deve ser acompanhada por ações reais e coerentes. Só assim poderá assegurar uma comunicação eficiente, capaz de contribuir para a identidade da sua empresa. Quer encontrar a melhor abordagem para comunicar a responsabilidade social da sua empresa? Nós ajudamos. Entre em contacto connosco aqui!