Message in a Bottle

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A importância de um bom briefing

Publicado em: 16.08.2021

A nossa vida seria muito mais simples se reduzíssemos os nossos problemas de comunicação. Saber expressar verbalmente o que precisamos, o que nos incomoda, quais são os nossos limites é fulcral em qualquer relação seja ela de trabalho, afetiva ou temporária.

Entre centenas de ferramentas de comunicação, o briefing surge como uma peça-chave na comunicação entre o cliente e o criativo. Apesar de ser muito comum nas áreas que envolvem a criatividade, como no web design, este documento poderia ser útil em centenas de outras profissões. Afinal de contas, tal como é preciso a comunicação responder às estratégias de marketing, o mestre-de-obras precisa orientar os seus colaboradores sobre onde estarão as paredes a serem erguidas, o sub-chef deve entender como deve ser confecionado o prato do seu chef, o jogador deve entender que tipo de movimentações são esperadas pelo seu treinador, o baixista entender o que o seu maestro pretende numa sinfonia e o designer perceber o que o diretor de marketing quer comunicar na altura de criar o logo da sua marca.

Poderíamos ir mais longe. O briefing está sempre presente, mas muitas vezes existe de maneira informal: uma conversa presencial, um telefonema, uma reunião de equipa, etc. No entanto, a sua documentação é importante para gerir pensamentos e processos.

 

– Existe uma identidade visual a ser seguida?

– Qual o formato da peça gráfica?

– Para quem se destina esta comunicação (target)?

– Esta peça deve seguir o conceito de comunicações anteriores?

– Existem referências visuais a serem seguidas?

– Qual é a informação principal a ser transmitida?

 

Perguntas como estas podem ser utilizadas como base na preparação de um briefing, que devem ser adaptados caso a caso, consoante o tipo de trabalho a ser desenvolvido. Muitas vezes uma conversa presencial ou exemplos de respostas podem auxiliar o cliente a responder de forma adequada e completa à informação necessária para criar de maneira concisa, assertiva e, o mais importante, relevante.

Muitas vezes, quando estamos envolvidos com o trabalho ou atuamos por vários anos na mesma atividade, partimos do princípio de que determinadas perguntas ou respostas são óbvias, mas não devemos cair nesta armadilha.

A criação de um grande projeto depende sempre da parceria entre cliente e agência. O primeiro para fornecer as informações que só ele sabe enquanto dono do negócio e a segunda para reter o máximo de informações e reduzir o número de hipóteses de criação. E não se preocupe! Fazer um briefing não limita a criatividade, apenas enriquece as opções por onde se deve avançar. Como por exemplo, na Comunicação Visual ou na criação da Identidade Visual de uma marca, é importante o caminho para a produção ser rico em informação, de modo a colocar o designer no rumo do sucesso para o resultado que se pretende.

Nunca deixe de pedir um briefing, nunca deixe de responder da melhor forma a uma pergunta. Um trabalho de excelência depende de todos os que estão envolvidos.