Esta semana publicamos o segundo – de seis – artigos que vão permitir ajudar quem trabalha na área do digital. O segundo capítulo refere-se a Gestão Editorial.
A segunda parte sobre a temática “Conteúdos de marketing” (leia a primeira parte aqui) aborda, fundamentalmente, a questão da organização e o modo de como podes agilizar a redação e a edição de novos artigos para blogues ou websites, partilhando-os, por exemplo, com uma equipa de colaboradores ou até mesmo com quem é responsável por colocá-los online.
Seguem ainda algumas dicas de como também é possível trabalhares em movimento, isto é, fora de portas através de qualquer dispositivo móvel com ligação à Internet.
Google Drive + OneDrive
Caso possuas uma conta Google começa já a aproveitar todas as funcionalidades e serviços que a mesma oferece.
O serviço mais conhecido é o Gmail, mas é com o Google Drive que podes gerir os teus conteúdos da melhor forma, permitindo a partilha de textos, imagens, folhas de Excel e formulários com outros colaboradores (após o envio de convite aos mesmos).
Em última instância, o Google Drive poderá ser-te útil para guardar todos os artigos e, em mobilidade, acedê-los e editá-los a partir de qualquer local com acesso à Internet.
No mesmo sentido funciona o serviço cloud da Microsoft, o OneDrive, anteriormente conhecido por SkyDrive.
Dropbox
É uma das aplicações Cloud mais conhecidas e está disponível tanto na web como em equipamentos com sistema operativo Apple iOS e Android.
É utilizada por mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, permitindo a criação e a partilha de documentos, fotos e outros ficheiros entre colaboradores.
O Dropbox possui vários tipos de contas, incluíndo de negócios, mas a mais utilizada é gratuita e inclui um espaço para armazenamento de 2GB.
Uma das ferramentas mais interessantes é o Dropbox Paper, um local onde poderá editar documentos juntamente com outros colaboradores. Da mesma forma, o Dropbox possui ainda integração com o MS Office 365 da Microsoft.
DivvyHQ + Kapost
São duas ferramentas pagas, mas se te debates com questões de organização, o seu preço vale bem a redução de preocupações futuras.
Mantém-te organizado e executa com êxito todas as iniciativas de marketing de conteúdo de uma forma mais automatizada. Define estratégias, cria fluxos de trabalho, executa a gestão de calendários editoriais e, no fim, faz a análise de todos os resultados obtidos.