É o fim dos likes no Instagram? Parece mentira mas não é.
Austrália, Brasil, Canadá, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia foram os países escolhidos para a primeira fase de testes desta controversa abordagem do Instagram que pretende alterar o paradigma das redes sociais.
A ideia é simples: continuaremos a ver a lista de pessoas que gostam dos posts, mas a contagem desaparece e apenas quem partilha a fotografia terá acesso a esse número.
São vários os estudos que demonstram que cada vez mais os utilizadores das redes sociais sofrem problemas de depressão e ansiedade, pelo que o Instagram tenta combater este problema através do fim dos Likes.
Esta não foi a única razão para a ideia ter surgido. A obsessão com o número de gostos tem levado ao aumento do conteúdo irrelevante.
Esta mudança de estratégia tem como objetivo promover conteúdo relevante e diminuir a obsessão com a quantidade de gostos nos posts.
O que acham os Influencers do fim dos Likes?
Alguns influencers já vieram demonstrar a sua preocupação que esta decisão possa mexer com os níveis dos rankings, no entanto, já foi confirmado que as métricas não serão afetadas e todos os dados analíticos relativos a Likes e engagement continuaram a estar disponíveis.
Os influenciadores digitais terão mais liberdade para apostar em conteúdo relevante e será uma oportunidade para arriscarem mais nos novos formatos. Certamente que assim começarão a criar publicações mais autênticas sem sentir a pressão de chegar aos objetivos de Likes impostos pelas marcas.
O que é que as empresas e marcas dizem do fim dos Likes?
A maior dificuldade será sentida pelas marcas precisamente. A acessibilidade aos Likes dos influencers é um fator relevante na escolha de influenciadores digitais, tornando a decisão final mais difícil.