Message in a Bottle

Blog

Estudo revela megatendências que influenciarão o futuro do turismo

Publicado em: 21.11.2018
Estudo revela megatendências que influenciarão o futuro do turismo

As oito megatendências apresentadas pelo estudo são: Deconstructing the Customer Journey, Plastic Waste, The Joy of Missing Out, Conservation China, Blurring Industry Lines, Access Economy Taking Flight, Seamless Experiences e Trading Down.

A Euromonitor International divulgou na última WTM Londres um estudo sobre as “megatendências que influenciarão o futuro do turismo”, ou como a indústria do turismo se está a desenvolver ao nível económico, social e global.

“Num ambiente global que sofre mudanças rápidas, a análise destas megatendências é imprescindível para as empresas que procuram um crescimento sustentável e que pretendem continuar relevantes à medida que a concorrência aumenta e as novas ideias destronam setores”, disse Caroline Bremner, uma das responsáveis do estudo da Euromonitor.

Wouter Geerts, consultor da pesquisa de turismo da Euromonitor International comentou:

“Paralelamente a estas tendências, os viajantes continuam a procurar a personalização das suas experiências, assim como a sua autenticidade. À medida que alguns destinos sofrem com o excesso de turismo e um estilo acelerado de vida se torna o novo padrão, as expectativas futuras vão concentrar-se em destinos “à medida” e fora do comum.”

As três principais tendências:

The Joy of Missing Out #JOMO

Em contra-mão à tendência FOMO (Fear of Missing Out), o Joy of Missing Out (JOMO) é uma tendência em ascensão uma vez que os viajantes estão a resistir à mentalidade de estarem sempre “ligados”.

O desejo de se desligarem das redes sociais, por exemplo, é estimulado pela procura de experiências únicas, ao vivo, e pela privacidade.

Resíduos plásticos

Os grandes eventos começaram a aumentar os seus esforços para “combater” os atributos negativos do plástico.

Agir em favor desta temática passou a ser um dos objetivos dos principais operadores turísticos. Por exemplo, a Ryanair anunciou que os plásticos não recicláveis serão completamente removidos das suas aeronaves até 2023.

Economia partilhada em crescimento

A economia partilhada, na qual os bens e serviços são negociados com base no acesso e não na propriedade, está a crescer.

A Airbnb e o Uber são os maiores exemplos de uma tendência que parece vir para ficar. A empresa Voom, por exemplo, oferece passeios de helicóptero através de uma aplicação semelhante à da Uber, enquanto na cidade de Dubai já se testam táxis voadores.

E só estamos a falar de estruturas ligadas aos transportes. Imagine-se o que poderá surgir mais neste tipo de economias partilhadas.

Na Message in a Bottle fazemos a Assessoria de Comunicação de muitas entidades ligadas ao setor do Turismo, nomeadamente Hotéis, Restaurantes e Associações Patronais.