A normalização das Fake News é um problema crescente numa sociedade que se torna cada vez mais conectada às redes sociais.
As pessoas estão a abandonar, de forma gradual, os meios tradicionais de divulgação de notícias e migrando para os meios online.
“Fake News is: information that cannot be verified, without sources, and possibly untrue.”
Aquilo que há uns tempos era visto como um escândalo, hoje em dia é muitas vezes aceite como uma brincadeira.
A repetição do termo e o aumento constante das notícias falsas nos últimos tempos tem-no tornado socialmente aceite e mais comum do que nunca.
Não havendo quem as critique/reporte/exponha, estas são passadas como notícias reais, contribuindo para uma alienação da capacidade crítica dos leitores.
Existem formas de saber sempre quando uma notícia tem fundamento ou não. Aqui ficam algumas dicas:
-
Verificar a credibilidade do criador da notícia.
-
Prestar atenção à qualidade da escrita – notícias com erros diminuem a confiança na fonte de informação, aumentando a suspeita de que é uma notícia falsa.
-
Ver se existe uma fonte na notícia – uma notícia sem uma fonte poderá não ser fidedigna.
-
Verificar se existem outros sites a partilhar a mesma notícia – é um primeiro passo para a notícia ser real.
-
Verifique o link da notícia – muitos websites de notícias são cópias exatas de grandes plataformas de notícias
Lá fora – A Luta contra as Fake News
Snopes
Notícias com temas que dizem respeito ao mundo têm um risco ainda maior de serem incorretas, imprecisas ou falsas por completo.
Uma maneira interessante de descobrir se a notícia é fake ou não, é através do site www.snopes.com que fornece informação atual sobre as fake news do mundo.
Bad News
Um estudo da Universidade de Cambridge divulgado no passado dia 2 de Julho de 2019 revelou que um jogo de computador pode funcionar como uma ajuda no aumento da resistência às notícias falsas.
“Até chegar aqui a ideia era muito simples: concluir o jogo Bad News, que leva cerca de 15 minutos e onde cada jogador é incitado a disseminar medo, desinformação e raiva, recorrendo à manipulação de notícias e imagens através, por exemplo, das redes sociais. Tudo isto deve ser feito sem danificar a sua própria credibilidade.
Milhares de pessoas experimentaram o jogo, 15 mil das quais foram analisadas pelos investigadores antes e depois de jogar o Bad News. A cada uma foram mostradas várias notícias verdadeiras e falsas, que depois tinham de classificar de acordo como muito fiáveis ou nada fiáveis.
Os resultados do estudo mostraram que, depois de concluir o jogo, os utilizadores tinham 21% menos de hipóteses de acreditar em notícias falsas, ao mesmo tempo que isso não tinha qualquer interferência na sua análise das verdadeiras.”
Uma coisa é certa: estamos a entrar numa era de desinformação que não parece querer abrandar.
Resta a nós, os consumidores, evoluir e cultivar o nosso pensamento crítico.