Neste artigo vais ficar a saber como deves otimizar os metadados em todas e cada uma das páginas do teu site.
Um dos maiores erros cometidos na aplicação de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) é a não otimização dos metadados.
Até podes ter uma excelente estratégia de SEO, com publicações no blog que contenham informações muito interessantes, possuires um bom tráfego de entrada proveniente de várias fontes, canais de links e sites, etc, mas será isso o suficiente? Estarás a aumentar as conversões? Estarás a maximizar o teu ranking nos motores de busca principais? Provavelmente não!
O que são metadados?
- Eles rotulam sobre do que se “fala” numa página;
- São os títulos das páginas;
- São a breve descrição de uma página;
- São as principais palavras-chave (para o Bing e para outros motores de busca menos conhecidos).
Quando otimizas os teus metadados não estás apenas a “informar” o Google sobre o teu website/páginas. Estás também a informar potenciais clientes ou visitantes sobre do que ele trata.
Quando as pessoas fazem pesquisas nos motores de busca, é normal que cliquem nos links que forem mais “atrativos” para elas. Esta é uma das etapas de SEO mais fundamentais, e que todas as empresas deveriam adotar como regra fundamental. Em qual destes links farias um clique?
Palavras-chave em metadados e regras básicas
Lembra-te desta regra básica: as pessoas vão clicar apenas no que procuram. Vão clicar nas palavras que apenas sejam relativas às suas pesquisas. Por isso, certifica-te de que as tuas palavras-chave principais são relativas à página, aparecem no título e nas respetivas descrições. E como é que isso se faz?
- Ao escreveres os metadados, verifica se a palavra-chave está no início do título. Verifica ainda se o título não fica cortado porque normalmente são permitidos apenas 67 caracteres. Certifica-te de que os títulos chamam a atenção de quem faz a pesquisa.
- Ao escreveres uma descrição, pensa na melhor forma de chamares a atenção de quem faz as pesquisas. Este é o “momento decisivo” para quem gere um website. Certifica-te de que a descrição é relevante para a palavra-chave da página principal e que o texto não é interrompido com as famosas (…). As meta descrições permitem até 155 caracteres.
Como inserir os metadados
Todas as ferramentas do CMS e do Site Builder permitem uma excelente otimização. Plataformas como o WordPress, o Wix, o Magento ou o Shopify possuem módulos padrão ou permitem a instalação de plugins que te podem ajudar a obter um bom SEO.
Se estiveres a usar o WordPress, sugerimos a instalação do Yoast. É um ótimo plugin, é gratuito e vai ajudar-te a otimizar as tuas metatags.
As URLs são um extra
Embora não seja oficialmente um componente de metadados, será muito sábio adicionares a tua palavra-chave principal dentro do URL (slug). Por exemplo, se a tua página estiver focada em “bicicletas vermelhas”, constrói o teu URL adicionando esses termos: www.omeudomínio.com/blog/bicicletasvermelhas
Conclusão
Com estas informações estás pronto para otimizar os metadados para cada página do teu website. Com esta estratégia não estarás só a “informar” o Google Bots do que trata a tua página, como também obténs mais tráfego de qualidade em teu website.
A otimização dos metadados não te levarão de imediato para a primeira posição no Google, mas a verdade é que podem ajudar. O SEO cobre muitas áreas e este tópico é apenas uma parte de todo o puzzle. Escolher as palavras-chave corretas será o tema de um dos próximos artigos sobre SEO.