O TikTok é uma rede social que teve uma grande expansão num curto espaço de tempo, possivelmente com um forte contributo da pandemia. Em termos quantitativos, o Facebook e o Instagram demoraram quase uma década a reunir centenas de milhões de utilizadores, já o TikTok fê-lo em apenas 4 anos, segundo os dados do Tridens Technology. O certo é que, cada vez mais, as pessoas e as marcas estão a aderir a esta rede social. Por exemplo, só em 2023, o TikTok foi descarregado 3,5 mil milhões de vezes, sendo que, em Portugal há mais de 3,3 milhões de utilizadores ativos e no mundo, esta aplicação já conta com mais 1,7 mil milhões.
Com este crescimento exponencial, as marcas identificaram nesta plataforma uma oportunidade. Mas a questão que se coloca é: será o TikTok de presença obrigatória para as marcas?
Uma grande parte das estratégias de marketing das marcas passa, ou deveria passar, pelas redes sociais e, se as empresas não acompanharem as tendências que vão surgindo, correm o risco de cair no esquecimento. Esta aplicação está presente em muitos telemóveis e é inegável o impacto que tem e as vantagens que pode trazer às marcas.
De curta duração, verticais e com reprodução automática: os vídeos do TikTok são viciantes e a única coisa que separa um vídeo do outro é um mero scroll, o que prova que esta aplicação é user-friendly. Não nos esquecemos da parte fundamental – todo o conteúdo publicado tem um alcance orgânico -, mesmo as contas mais pequenas podem atingir milhões de visualizações, devido ao algoritmo especialmente desenhado para esta plataforma. Importa referir que os custos de produção do conteúdo são relativamente baixos, tornando esta rede social altamente rentável.
No TikTok é possível encontrar todo o tipo de conteúdo – informativo, humorístico, desafios, danças, entre outros. Há vídeos para todos os gostos. Embora não haja uma fórmula para atingir o sucesso, existem dois elementos-chave: criatividade e humor! E é aqui que deve estar o foco das marcas. O humor é um estado de espírito altamente cativante, quando usado corretamente é o aliado perfeito do bem-estar e da descontração, que são motivações importantes para quem usa qualquer rede social. Posto isto, o segredo passa por aqui, vídeos engraçados, autênticos e altamente criativos, de forma a envolver o público.
Mas como devem as marcas atuar nesta rede social? A resposta mais lógica seria “Como agem em qualquer outra”, mas não. No TikTok, o panorama altera-se um pouco, uma vez que os utilizadores esperam ver conteúdo menos formal e muito mais autêntico, ao contrário do Instagram, onde o público procura encontrar partilhas esteticamente apelativas.
As marcas devem, também, abraçar a linguagem utilizada na plataforma e, acima de tudo, criar conteúdos exclusivamente para esta rede social, uma vez que partilhar conteúdos de outras plataformas normalmente não funciona (não se esqueça, o algoritmo é especialmente desenhado!).
Um último conselho: nunca deixe escapar um challenge e apanhe todas as trends e sons virais, assim garante que está sempre atualizado e a probabilidade de viralizar é muito maior.
Ao estar presente no TikTok, estará a aumentar o brand awareness e a gerar engagement, que por si melhoram o posicionamento da marca. Note-se que estratégias de hard-selling, bem como o conteúdo pago, não funcionam muito bem. O segredo está no conteúdo autêntico, dinâmico e criativo. Em resposta à questão inicial: sim, se fizer sentido e estiver de acordo com o target e os objetivos da empresa, as marcas devem estar presentes e incluir esta rede social no seu plano de marketing, independentemente do ramo.
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