CONFIANÇA, CONFIANÇA E… CONFIANÇA
O primeiro passo para ganhar a confiança dos seus clientes é focar a sua mensagem na premissa de que o seu alojamento é um espaço seguro e que a sua prioridade é o bem-estar dos seus clientes.
A transparência na comunicação e a personalização de conteúdos que retratem as preocupações de cada público-alvo é igualmente obrigatório. Perceber as preferências, os comportamentos, os canais mais utilizados e as estatísticas do setor é fundamental para elaborar uma estratégia coesa.
Outra forma de ganhar a confiança dos consumidores é focar a sua atenção na jornada do consumidor. A maioria dos clientes afirma que a experiência digital é tão importante como os serviços e os produtos da marca, pelo que não descure os comentários feitos nas suas redes sociais, por exemplo. Tente sempre responder aos seus hóspedes. Isto alimenta uma presença e uma interação com a sua comunidade que irá agradar aos futuros viajantes.
Por último, garanta que os seus valores e compromissos estão presentes nas suas comunicações. Sustentabilidade, representação social, dinamização da economia local são alguns dos temas mais procurados pelos consumidores na hora de escolher uma marca.
BÊ-Á-BÁ DA COMUNICAÇÃO NO SETOR DO TURISMO
O ‘novo normal’ traz um novo leque de oportunidades, porém há conceitos que nunca passam de moda. Chamemos-lhes o bê-á-bá da comunicação.
Para definir uma estratégia de comunicação é fundamental começar por definir os seus públicos-alvo. Seja o mais específico possível para que a comunicação seja adaptada e eficaz. As plataformas e o tom a utilizar vão depender deste primeiro passo.
De seguida, desenvolva objetivos coerentes e mensuráveis para as suas ações de comunicação. O que espera atingir com os seus conteúdos? Awareness? Engagement? Vendas? Cada negócio tem os seus propósitos. Avalie cuidadosamente quais são os seus.
As estatísticas da sua marca e do setor são igualmente um must-have. Os números de interações, alcance, performance das suas publicações nas redes sociais, os relatórios das organizações da área e as pesquisas efetuadas pelos consumidores nos motores de busca fornecem dados fundamentais para que consiga efetuar uma melhor gestão do seu negócio.
Outro tipo de informações básicas que devem constar nas suas comunicações, caso seja relevante, são a localização do seu negócio, uma ligação para o seu website, o horário de funcionamento, e os contactos.
Os viajantes visitam vários canais para recolher o máximo de informações sobre o seu destino e muitas vezes preferem fazer reservas através dessas plataformas. Lembre-se: a comunicação unidirecional é uma coisa do passado.
Aposte em novos segmentos. Não tenha medo de sair um pouco da sua zona de conforto. Desafios como a sazonalidade podem ser facilmente contornados com a estratégia correta.
No artigo anterior mencionámos a nova tendência em viagens proporcionada pela banalização do teletrabalho. Como forma de cortar despesas, algumas empresas estão a trocar as viagens de negócios por videochamadas em que cada um dos intervenientes está a milhares de quilómetros de distância.
Se a sua empresa é especializada neste tipo de serviço, garanta que oferece experiências inovadoras que aportam valor aos colaboradores. Dê prioridade a uma conexão emocional através de conteúdos relevantes para o segmento. Por exemplo, refira que construir relações emocionais através de um ecrã é mais difícil do que em reuniões presenciais. Seja criativo no posicionamento da sua marca para se destacar da concorrência.
Para finalizar, garanta que as suas plataformas são visualmente apelativas. Já o ditado dizia, os olhos também comem. Garanta que a sua imagem é adequada ao seu público, que os seus canais são atuais, intuitivos e aposte numa estratégia de SEO com keywords relevantes para o seu negócio.
Ficou curioso para descobrir mais sobre estratégias de comunicação no setor do turismo, entre em contacto connosco aqui!