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Clipping: um aliado do Assessor de Imprensa

Publicado em: 20.01.2020
Pessoa a ler uma revista

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Para as empresas que prestam serviços de assessoria de imprensa e relações públicas é fundamental encontrar uma ferramenta que permita avaliar e legitimar os resultados dos seus esforços de comunicação empregues em prol dos seus clientes, sejam eles uma marca, pessoa, produto ou organização.

Assim, a melhor forma de o conseguir é através da recolha e avaliação das matérias que são divulgadas pelos meios de comunicação social ou outras plataformas como blogues, nomeadamente, através do clipping, um processo contínuo de monotorização, registo e análise de conteúdos de imprensa impressa, digital, televisão e rádio.

Estar atento ao que é falado pelos jornalistas, influenciadores e opinião pública é essencial para a vitalidade de qualquer negócio e o “recorte” de notícias, tarefa complexa e dispendiosa, pode tanto ser efetuado por empresas especializadas nessa atividade como pelos próprios profissionais de agências de comunicação.

 

A gestão da informação é um dos principais desafios atuais das empresas de comunicação dado o crescente número e variedade de plataformas de conteúdos, pelo que o acompanhamento e mensuração das matérias jornalísticas são fundamentais para se perceber como direcionar esforços de comunicação.

 

A verdade é que o processo de clipping vai muito além de uma simples listagem dos links de notícias e apresenta mais-valias transversais tanto ao assessor de imprensa como ao próprio assessorado:

 

Imagem e Reputação

Através do clipping, o profissional de comunicação consegue avaliar a forma como o seu cliente é percecionado pelo público e qual o seu posicionamento no mercado.

 

Aconselhamento estratégico

A análise aos resultados encontrados também permite ao assessor de imprensa detetar as forças e as fraquezas do assessorado e, em consequência dessa avaliação, redefinir e aplicar novas estratégias de comunicação.

 

Gestão de Crise

Uma vez que o clipping deteta todo o tipo de notícias publicadas sobre o cliente, mesmo as negativas, isso permite aos profissionais de assessoria agir de forma preventiva, antecipando e gerindo eficazmente potenciais crises que possam surgir.

 

Retorno financeiro

Após a realização do clipping, passa a ser possível ao assessor atribuir um valor monetário a cada notícia, demonstrando ao cliente, de forma palpável, o retorno do seu investimento em comunicação.

 

Assessoria de Imprensa