Message in a Bottle

Blog

Importância dos Emojis na comunicação de um negócio

Publicado em: 26.03.2019
Importância dos Emojis na comunicação de um negócio

A Message in a Bottle está sempre à procura de aperfeiçoar a sua relação com os clientes e, para tal, hoje trazemos-lhe um tema bastante atual e divertido: os Emojis!

Os Emojis tornaram-se uma ferramenta de Marketing Digital utilizada pelas marcas de forma a alcançar uma relação interativa com os seus clientes, através do conteúdo visual.

Estes pictogramas vieram mudar a forma como interagimos e comunicamos, já que por diversas vezes substituem as palavras.

As empresas devem estar atentas às tendências dos consumidores e do mercado. Por isso consideramos essencial saber como utilizar os Emojis na comunicação de um produto/serviço, de forma a aumentar o seu engagement e a se diferenciarem das restantes.

As vantagens

A presença destas representações gráficas terá vantagens na estratégia digital da sua marca, como o aumento/melhoria do(a):

  1. Engagement: a utilização de Emojis por parte uma empresa deve, essencialmente, ser apelativa de forma a despertar vontade de uma maior interação com a marca;
  2. Proximidade: por ser praticamente uma extensão da voz da empresa.

Algumas formas de usar os emojis

Seguem algumas dicas para a utilização de Emojis na sua estratégia de comunicação:

  • Conhecer o público a que se destina: percebendo a recetividade e a sensibilidade relativamente a este tipo de linguagem;
  • Estudar os diversos tipos de Emojis: alguns podem ser interpretados de forma negativa e outros têm duplo significado;
  • Definir uma estratégia: sabendo o significado é necessário saber quando os utilizar, de forma a aumentar o engagement com a mensagem;
  • Adaptar à identidade da empresa: definir o tom, para que se mantenha uma homogeneidade na interação, utilizando Emojis que se relacionem com a área em questão;
  • Utilizar em casos específicos: quando complementam ou formam a mensagem a transmitir, ou ao tratar de temas com conteúdos mais sérios, o seu uso deverá ser evitado;
  • Humanizar a marca: de forma a contribuir para uma relação mais emocional e direta com o cliente;
  • Evitar mensagens codificadas: não utilizar em excesso, uma vez que pode transmitir uma mensagem errada.

O que querem dizer?

Significado de alguns dos Emojis mais utilizados:

😃 Sorridente: expressa alegria por algo;

😳 Corado: situação que causa vergonha, desconforto ou mesmo ao responder a um elogio;

😍 Sorridente com olhos em forma de coração: demonstra amor e carinho;

😧 Perplexo e de boca aberta: expressa preocupação e desconfiança;

😱 Cara de medo: paralisado de susto e medo;

😪 Tristeza: lágrima a descer pela bochecha, alguém em baixo e magoado, expressando dor por algo em concreto;

😂 Chorar a rir: ataque de riso por algo bastante engraçado;

😘 Beijo: expressa amizade, carinho ou gratidão;

🤐 Fecho na boca: lábios cerrados, segredo está seguro, silêncio será mantido, ou mesmo quando não sabe o que responder;

👏 Bater palmas: representa aprovação e valorização;

👍 Sinal positivo: estar de acordo com algo;

🤞 Mão fechada com os dedos cruzados: utilizado para desejar sorte ou para expressar uma promessa;

🙌 Mãos levantadas: em celebração de algo;

🙏 Palma com palma: mão juntas, demonstra uma oração, mas também pode representar o “high five”.


 

De entre os diversos serviços que a Message in a Bottle oferece, o que mais se adequa a esta temática é a área de Gestão de Redes Sociais.

Ajudamos qualquer empresa a aproximar-se do seu público-alvo, otimizando a relação entre os mesmos.

“Falar é fácil”, e como tal os nossos experts em redes sociais, que lidam diariamente com esta temática, terão todo o gosto em ajudá-lo.

Deste lado, a nossa missão é ajudá-lo em todas as áreas da Comunicação. Estamos apenas à distância de uma mensagem ou e-mail! 😊