Message in a Bottle

Blog

Como tirar boas fotografias com um simples telemóvel

Publicado em: 19.05.2020

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Como tirar boas fotografias com um simples telemóvel

 

Hoje em dia o telemóvel é quase uma extensão de nós próprios, está sempre connosco e pronto para documentar memórias ou registos para as redes socais. Aliás, a maioria das pessoas já não usa camera fotografia, com a evolução das lentes e tecnologia das câmaras de telemóvel, as imagens conseguidas através destes dispositivos são de grande qualidade. 

Para quem estiver interessado na matéria, deixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença!

Prontos? Câmera, Acção! 

 

Segurar o telemóvel com as duas mãos, garante uma maior estabilidade (tal como um tripé), as fotos tornam-se mais nítidas e com menos riscos de ficarem tremidas. Também é importante lembrar que o ideal é estar o mais imóvel possível no momento do registo. 

 

As linhas ajudam, a maioria dos software das câmeras de telemóvel apresenta a opção de uma grela, linhas horizontais e verticais que funcionam como linhas orientadoras. Esta grelha vai ajudar a conseguir ângulos mais aproximados com a realidade. 

 

Não usar flash, as fotografias tiradas com o auxilio de flash em telemóveis, têm a tendência a ter um aspecto muito artificial e com uma cor bastante feia (por falta de uma palavra melhor). Não importa quantos filtros colocamos em cima depois, se a fotografia não estiver bem como base nunca se tornará uma boa fotografia.

 

Limpar a lente, para mim esta é a dica mais importante de todas! Pode parecer ridículo mas limpar a lente antes de tirar uma fotografia faz toda a diferença. Uma lente suja ou com impressões digitais vai estragar todas as fotos.

 

Cuidado com o zoom, a qualidade do zoom das câmeras de telemóvel é muito limitado, as fotografias tiradas com zoom a mais de 2x ficam com imenso grão e baixa resolução. O melhor é aproximarmo-nos do objecto, ou comprar uma lente de zoom para aplicar ao telemóvel. 

 

Perceber as limitações, cada caso é um caso ou seja casa telemóvel é um telemóvel, as especificidades mudam de marca para marca e uns são melhores nuns aspectos e outros noutros. Para entender as limitações e as qualidade do telemóvel que temos o melhor é explorar muito, tirar muitas fotografias, experimentar diferentes ambientes e perspectiva. Quanto melhor o conhecermos melhor os resultados.

 

Por último, a fotografia de telemóvel não deixa de ser fotografia, portanto é necessário empenho. Muitas vezes não obtemos os melhores resultados com telemóvel porque também não nos empenhamos para isso. As regras da fotografia aplicam-se á fotografia de telemóvel, se pensarmos um pouco na composição e na luz antes de disparar vai fazer toda a diferença! 

 

 

Ana Novais – Criação de conteúdos para a MIB