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O impacto das redes sociais nas ONGs

Publicado em: 14.08.2019
Várias mãos juntas pintadas de vermelhos a formar um coração

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O impacto das redes sociais nas ONGs é cada vez mais notório à medida que a população se torna mais digital.

As redes sociais criaram uma oportunidade para as ONGs se expandirem e terem um maior impacto nas comunidades pretendidas.

Sendo que o principal objetivo das ONGs é a consciencialização, chamar a atenção do maior número de pessoas resulta no aumento dos fundos disponíveis e do número de voluntários.

Para tal, é necessária a difusão de informação e a transmissão da existência de uma causa maior. É aqui que as redes sociais podem causar impacto nas ONGs.

As redes sociais surgiram para aproximar as pessoas, permitindo uma grande interatividade e tornando possível que as organizações criem uma relação próxima com os seus seguidores.

No entanto, é necessária uma boa estratégia de comunicação. Caso contrário, pode levar a que a causa seja mal interpretada ou a uma perda de credibilidade.

As redes sociais são constituídas por várias comunidades com interesses em comum, dando a possibilidade de ter uma comunicação direcionada. Esta proximidade com os seguidores permite que estes participem e partilhem com a sua própria comunidade.

O impacto das Redes Sociais nas ONGs

Objetivos a longo prazo de uma ONG nas redes sociais:

  1. Consciencializar a população;
  2. Educar e chamar a atenção da comunidade sobre o problema;
  3. Angariar donativos;
  4. Recrutar voluntários;
  5. Atrair potenciais investidores;
  6. Construir grupos de suporte.

Vantagens de cada rede social:

Facebook
Esta plataforma permite a interação com os utilizadores de uma forma rápida, direta e pessoal, sendo a plataforma com a comunicação mais humanizada. Tem a vantagem de ser possível partilhar todo o tipo de conteúdos (fotografia, vídeos, links), criar eventos e comunidades. É ideal para atingir pessoas com um determinado interesse.

Instagram
É uma plataforma bastante visual, ideal para partilhar fotos e para as pessoas acompanharem os processos e evoluções de determinadas campanhas/eventos. Tem ainda a possibilidade de partilhar stories e vídeos em direto, possibilitando aos seguidores estarem presentes nos acontecimentos das ONGs.

YouTube
Esta rede social é constituída por vídeos e é ideal para a criação de um canal onde a ONG pode construir e dar a conhecer a sua história através de vídeos de eventos, entrevistas ou até mesmo de vídeos educacionais/informativos. Esta plataforma permite que as pessoas tomem conhecimento dos projetos que já foram feitos.

A Message in a Bottle tem uma equipa especializada em redes sociais e estratégia digital. Contacte-nos e veja a sua pegada digital crescer!