Message in a Bottle

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5 tendências de comunicação para 2019

Publicado em: 26.07.2019
mulher a sorrir em frente a um mac

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A Message in a Bottle deixa-lhe as 5 tendências na área da comunicação a que deve estar atento em 2019.

Temos assistido a uma grande evolução no que toca a uma web mais interactiva. O que começou por ser uma mera adaptação do conteúdo para cada diapositivo, hoje já atingiu para uma escala em que o conteúdo é “personalizado” para cada utilizador ou nicho de mercado.

Conteúdo à medida

Em 2019 esta tendência vai acentuar-se ainda mais como desenvolvimento de áreas como inteligência artificial e a big data,  que permitirão não só que exista uma filtragem no que vemos, mas também da forma como vemos.

Os próprios consumidores também se tornarão mais exigentes. Não vão querer perder tempo com conteúdos irrelevantes e, para isso, confiam nas marcas para a utilização e exploração dos seus dados.

Micro-influencers

No marketing digital, os influenciadores têm um grande impacto e as marcas procuram cada vez mais a sua ajuda para comunicarem com os seus potenciais clientes. Este ano, a tendência é apostar nos micro-influenciadores.

Embora os macro-influenciadores (acima de 50k seguidores) tenham uma maior exposição, não oferecem tanto retorno. Já os micro-influenciadores, são caracterizados pela sua autenticidade, imparcialidade e conteúdo relevante, traços que permitem que os seus conteúdos tenham altas taxas de conversão.

Conteúdo criado pela comunidade

Nos dias que correm existe uma grande interacção entre pessoas e marcas nas plataformas digitais. Os seguidores não se limitam a receber o conteúdo e a consumir. Eles próprios passam a fazer parte da marca a partir do momento em que interagem e criam conteúdos sobre a mesma.

Neste sentido é essencial que as marcas envolvam a sua comunidade e criem novas formas de interação.

Muitas marcas criam campanhas com hashtags ou partilham conteúdos criados pelos seus fãs, como por exemplo recomendações. Estes conteúdos, criados pela comunidade, normalmente têm um maior impacto devido à sua veracidade e perspetiva real.

Ilustrações

Atualmente o utilizador consome tanta informação que está saturado das imagens provenientes de bancos de imagens online.

As ilustrações vieram mudar o paradigma e vão tornar-se uma das maiores tendências de 2019. São altamente criativas, únicas e trazem uma nova forma de comunicar para as marcas, capazes de proporcionar uma experiência inovadora para os seus seguidores.

O conteúdo impresso está de volta

Na explosão da era digital pensava-se que era o fim para os conteúdos impressos. Não só estes nunca deixaram de ser consumidos e adorados pelo público como em 2019 este género de conteúdos está a ter um grande comeback.

Os consumidores continuam a procurar revistas que vão ao encontro dos seus interesses e estas são guardadas quase como um elemento de coleção, tendo uma maior durabilidade que muitos dos conteúdos digitais.

A Message in a Bottle disponibiliza diversos serviços que podem ajudar o seu negócio com as tendências deste ano: criação de conteúdos; redes sociais; design; e assessoria de imprensa.

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