O LinkedIn é, por defeito, a rede social mais profissional, onde o objetivo é mostrar as suas capacidades e aptidões. O desejável é que sirva como montra das suas melhores características, mas existem alguns erros que podem estar a por em causa a sua imagem.
Vamos explicar alguns erros comuns de se encontrar no LinkedIn e dar-lhe algumas dicas para que não os cometa.
-
Não ter uma foto de capa
Ao não ter uma foto de capa no seu perfil, está a perder uma ótima oportunidade de se destacar de outros profissionais da sua área. É a primeira impressão dada a quem visita o seu perfil devido à sua localização de topo de página – uma ausência da mesma pode criar um sentimento de um perfil inacabado ou não profissional.
Aqui ficam alguns sites onde pode encontrar fotos gratuitas, que pode utilizar como capa do seu perfil: Unsplash; Stocksnap; Stockio; Pexels; Pixabay.
-
Foto de perfil desadequada
Ter uma foto desadequada ou não ter uma foto de perfil pode comprometer as suas chances de conseguir os seus objetivos, isto porque a sua foto deve refletir quem você é enquanto profissional.
Tire uma foto com boa luminosidade, que faça jus ao seu profissionalismo (o que não quer dizer que a fotografia tenha necessariamente de ser a típica fotografia pelos ombros) e onde esteja no seu melhor, para que possíveis empregadores também o vejam no seu melhor.
-
Fraca introdução
Ter uma frase de introdução desajustada de quem você é, enquanto profissional, é um erro que lhe pode custar muitas oportunidades, seja por estar a desvalorizar o seu valor ou por estar a sobrevalorizá-lo.
Utilize este espaço para dar uma breve introdução sobre quem é e aquilo em que é bom, de uma forma simples e concisa, para criar interesse no visitante e este continuar no seu perfil. Não se esqueça que um profissional é mais do que apenas a sua experiência.
-
Poucas ou nenhuma recomendações
A falta de recomendações no seu perfil, pode dar ao visitante a impressão de que você não é tão competente na sua área como alguém com mais recomendações, ainda que isto possa não ser verdade.
As recomendações são a secção no seu perfil onde é possível ‘ouvir’ a opinião que terceiros têm sobre si. Não tenha medo de pedir a antigos colaboradores ou empregadores que deixem um comentário no seu perfil e para os motivar a tal, escreva também uma recomendação nos seus perfis.
-
Não adicionar uma mensagem quando se conecta com alguém
Este erro é muito comum, é quase ‘normal’ enviar e receber pedidos sem nenhuma nota associada, o que os torna impessoais e não revela o motivo para o ter feito.
Escreva sempre uma mensagem, que não necessita de ser muito extensa, a explicar claramente o porquê de querer conectar-se com essa pessoa e não envie pedidos sem razão aparente.
Não se esqueça que a sua presença nesta rede social é o seu cartão de visita digital, e que o seu comportamento se reflete na sua marca. Caso esteja a cometer algum destes erros, utilize as nossas dicas para os corrigir e assim melhorar a sua imagem no LinkedIn.
Caso necessite de auxílio adicional, contacte-nos para descobrir quais as soluções de que dispomos para o poder ajudar.