Antes de falarmos melhor sobre o que é o Inbound Marketing… já parou para pensar na força que os seus canais digitais têm e o impacto que estes podem ter nos resultados da sua empresa?
Muitos negócios têm vindo a destacar-se durante este ano porque, a certo momento, entenderam que para se diferenciarem e sobressaírem perante a sua concorrência, é preciso investir tempo e dinheiro. O setor hoteleiro é um dos exemplos.
Seja no Instagram, Facebook ou em Blogs, que o Marketing Digital impulsionou fortemente os negócios nos últimos anos, não é novidade. … Mas qual o catalisador por detrás deste efeito?
O Inbound Marketing surgiu como uma forma de unificar estes canais digitais entre si, com o seguinte intuito: gerar novos contactos e possíveis clientes (os chamados “leads“), fidelizar os clientes já existentes e ainda, transformar os seguidores em “embaixadores” da sua marca.
“Inbound Marketing é um conceito do marketing focado em atrair, converter e captar clientes. O Marketing de Atração pelo qual também é conhecido, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo,
SEO e Estratégias em Redes Sociais.”
Fonte: RockContent.com
Muitos hotéis procuram esta estratégia para fazer com que reservas, que normalmente chegariam através de OTA’s (Online Travel Agencies), cheguem agora, pelos seus próprios canais. Resultando em menos comissões e numa maior possibilidade de fidelização.
Mas como?
Para construir uma estratégia de Inbound Marketing é preciso ter em conta alguns pontos. Mas, antes disso, é necessário esclarecer algo importante: nem sempre quem segue a sua marca nas Redes Sociais será, efetivamente, o seu comprador.
Vamos então aos pontos a ter em consideração:
- Saber quem são os seus seguidores e o que eles procuram na sua Rede Social;
- Saber quem são as suas personas e o seu público-alvo;
- Saber quais as suas necessidades e como a sua empresa/produto/serviço podem supri-las;
Tendo estes três pontos alinhados, segue-se o desenvolvimento de uma Estratégia Digital baseada nas caraterísticas e necessidades do seu hotel.
O Inbound é desenhado dentro de uma estrutura chamada Funil de Vendas. Com esta ferramenta é possível monitorizar e entender a jornada de compra do seu hóspede (ou futuro hóspede) com o intuito de traçar objetivos a curto, médio e longo prazo de acordo com o seu comportamento.
Nesta estratégia é preciso comunicar no canal correto, da maneira correta, para o público correto.
Mas como começar?
- Tente perceber se o seu site possui canais de conversão ativos e que cheguem de forma automática a algum software de contactos, como por exemplo o Mailchimp ou o RD Station (recomendado).
Estes canais podem ser: formulários de contactos, formulários ou pop-ups de newsletters, botões de WhatsApp ou Chat Bot. Qualquer canal em que o cliente insira o e-mail para obter resposta, é considerado um canal de conversão. Mas lembre-se, para comunicar com estes clientes deve pedir o seu consentimento (RGPD).
- Depois de ver os canais e saber que estes e-mails chegam de forma automática à sua plataforma de escolha, é a altura de organizar a sua base de dados.
Pode importá-la do seu PMS ou pedir para que a plataforma também seja integrada, e assim, os contactos entrarão automaticamente na sua base de dados.
- Quando todos os seus contactos estiverem devidamente organizados e segmentados, passamos para o conteúdo. O Inbound Marketing é movido pela “geração dos conteúdos”. Ter o seu Blog, o seu site, o seu planeamento de envio de newsletters, landing pages e social media coordenados e em sintonia com o que os seus clientes gostariam de saber é a fórmula para o sucesso.
“O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um
público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com o seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.”
Fonte: RockContent.com
Esta estratégia ajudará o seu hotel a captar clientes, oferecendo-lhes conteúdo de qualidade, da maneira certa e na hora certa. Destacar-se da demais oferta é sempre uma boa opção, mas porque não focar-se nos clientes que realmente estão interessados no seu hotel?
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