A cultura do vinho ainda não é digital mas já é a tendência.
Sabia que mais de 30% dos consumidores de vinho são Millennials?
Mudança de contexto
Fazer a comunicação digital no sector vinícola é desafiante.
A história e identidade de um vinho requer um conhecimento profundo da marca e da sua cultura.
É importante perceber que os nossos consumidores querem saber cada detalhe por de trás da história de uma garrafa de vinho e vão procurar interagir cada vez mais digitalmente – é importante se estar presente.
Embora a qualidade continue a ser o que atraí grande parte dos consumidores, hoje em dia isso não basta, as pessoas tem mais informação e estão mais interessadas nas particularidades e distinções de cada vinho.
Millennials: o novo público que domina
Se queremos comunicar algo temos que conhecer a nossa audiência e no mercado dos vinhos os millennials representam 30% dos consumidores.
Esta geração prefere qualidade a quantidade, pois a cultura do vinho cada vez é mais associada a um tipo de lifestyle.
Não são conquistados pelo preço, mas pela qualidade de um vinho, pela sua história e pelo significado de o consumirem.
Comunicação da identidade através de storytelling
As pessoas gostam de se identificar com a identidade de uma marca e é através deste storytelling que conseguimos destacar as nossas particularidades e qualidade.
O Storytelling também torna possível criar lealdade nos consumidores, uma boa ligação emocional torna o vinho parte da vida dos consumidores.
Num vinho a qualidade e as suas particularidades são importantes, no entanto, devido à quantidade de vinhos existentes torna-se impossível nos destacarmos, é aqui que entra a necessidade de uma boa estratégia de comunicação.
A comunicação digital como ferramenta de marketing no sector vinícola
Vivemos na era dos digital influencers, desde moda, a restaurantes, tecnologia e turismo.
No entanto, a área do vinho é bastante inexplorada.
Aqui ficam algumas ideias para exploração de conteúdos no Digital:
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Wine blog:
É uma parte bastante importante na divulgação dos vinhos – para isso é importante que sejam envolvidos em sessões de provas de vinho de forma a mostrar a sua história, cultura e essência.
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Fotografia:
O vinho oferece possibilidades infinitas no que toca a fotografia: encostas, vinhas, detalhes, paisagens, rótulos.
Uma panóplia de atividades só possíveis com o vinho.
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Conteúdos multimédia:
- Colheita;
- Produção do vinho;
- Participação em programas de televisão;
- Publicações em revistas/sites online.