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47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (parte 1/6)

Publicado em: 21.02.2018
47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (inspiração)

Este é o primeiro artigo – de uma série de seis que – que pretende ajudar todos os profissionais que trabalham na área do digital.

Sejam eles Social Media Managers, Copywriters, Marketing Managers, entre outros, convenhamos que escrever é uma arte e, tal como noutras áreas profissionais, nem todos estão vocacionados para executar tal tarefa. Contudo, estamos a assistir a uma profunda transformação no que a conteúdos de marketing diz respeito, pelo que se torna fundamental aperfeiçoarmos tal “habilidade”.

Um dos constrangimentos pela qual a maior parte dos editores de conteúdos passam é, muitas vezes, a falta de inspiração. E é por isso que este artigo serve, para te ajudar a ultrapassar muitos destes “bloqueios”!

Nas próximas páginas vou indicar-te alguns websites e aplicações onde podes encontrar temas interessantes para o teu público-alvo. A primeira vertente que vou abordar fala-te sobre Inspiração. Vamos a isto!

 

Portent Ideia Generator + Hubspot Blog Topic Generator

Os títulos que damos às publicações são a porta de entrada para que alguém tenha interesse em continuar a ler o resto da peça que escrevemos, certo?

Acontece que muitas vezes é na procura do melhor título que se perde mais tempo na escrita de um novo artigo. E é aqui que entram estas ferramentas online: basta inserires os tópicos pretendidos para que estas aplicações te apresentem uma série de títulos, da qual poderás escolher o que melhor se adapta aos teus interesses. Da mesma forma, poderão servir de inspiração para a criação de futuros artigos.

 

Pocket

Esta aplicação, também compatível com smartphones Android e Apple iOS, permite que guardes artigos que vais encontrando na Internet para uma leitura mais calma fora do ambiente de trabalho.

Permite, além de artigos em texto, guardar infográficos e vídeos. A versão gratuita é excelente.

 

É o leitor de RSS que praticamente substituiu o Reader assim que este foi descontinuado pela Google, e permite organizar e ler conteúdos de diferentes fontes. É o que uso todos os dias para visualizar as notícias mais importantes de todas as minhas fontes noticiosas. Nunca te esqueças que a informação é poder!

 

Netvibes

Confessamos que é um dos nossos leitores de RSS preferido e funciona exatamente como o Feedly, e também já possui uma aplicação dedicada para dispositivos móveis.

 

Google Trends + AdWords

O Google Trends é uma das mais populares ferramentas utilizadas para encontrar ideias sobre as tendências de mercado e sobre o que mais se debate na Internet, sendo que se baseia bastante em dados reais.

Também poderás aceder ao YouTube Trends, que oferece o mesmo tipo de conteúdos, mas relacionado com a temática dos vídeos.

O serviço Google ideal para criar campanhas de marketing é o AdWords, que também serve para encontrar palavras-chave relacionadas com o conteúdo que desejamos escrever, sendo que aqui vais encontrar as palavras mais populares. É ainda ideal para otimizares os teus conteúdos nos motores de busca.

 

Reddit Search

Simples e eficaz! Utiliza a função de pesquisar e encontra mensagens relacionadas com essa pesquisa. Depois, filtra o que te interessa, et voilà!

 

Pinterest

É nesta plataforma que passo muito tempo a analisar informações através dos vários infográficos que são disponibilizados pelos inúmeros utilizadores nas suas boards. Dá uma vista de olhos nas nossas.

 

Evernote + MindNode

Por vezes, as maiores ideias para artigos surgem nos transportes públicos ou noutro local onde, naquele momento, não estamos na melhor posição para redigir um texto. Nessas alturas pensamos que quando chegarmos a casa ou ao escritório a primeira coisa que fazemos é colocar essas ideias no papel. Com tanto a acontecer, e ao mesmo tempo, a verdade é que nos sentamos à secretária e… puff… a ideia como que se autodestruiu.

Ambas as aplicações permitem-te, em qualquer altura, apontar essas ideias para que nunca te voltes a esquecer. Outra solução é gravar as ideias com um gravador de áudio, mas se fores introvertido (como o autor deste texto) não vais querer começar a falar sozinho no meio do autocarro ou do metro.

O MindNode é uma aplicação para sistemas Apple iOS paga, e o Evernote inclui uma versão gratuita bastante completa que até inclui um gravador de voz… caso não sejas tão reservado quanto eu.

 

SurveyMonkey + Formulários Google

E porque não questionares os teus leitores sobre que temas querem ver abordados? Com estas aplicações podes criar e publicar pesquisas online de forma a criares uma base de dados de temáticas.