Hoje vamos abordar um tema importante para os profissionais de marketing digital, principalmente para quem desempenha funções de copywriting.
Vou enumerar algumas dicas úteis para quem começou há pouco tempo a trabalhar da área, ou até mesmo quem já tem mais experiência.
A verdade é que neste tipo de profissões o conhecimento nunca é demais. É muito importante mantermo-nos atualizados sobre as novas tendências, visto que o marketing digital, de uma forma geral, está em constante mudança e sujeito às inovações tecnológicas (que são muitas).
Em primeiro lugar, o que é o copywriting? Pode ser definido como um estilo de escrita que é otimizada para influir para determinado objetivo. Permite persuadir e influenciar a escolha dos consumidores, de uma formal geral, para desencadear uma ação.
1. Cativa o público-alvo com a primeira frase
A primeira frase determina se o leitor vai continuar a ler, ou não. É importante utilizar algumas buzzwords e esclarecer a questão que o leitor coloca “Que contributo é que têm para mim?”
2. Mantém o teu copy limpo e conciso
Algo que me ajuda é ler os meus copy’s em voz alta e ter outra pessoa a lê-los, para verificar se compreendem a mensagem que quero transmitir e o Call to Action é eficaz. À medida que vais editando o teu copy é importante cortar informações desnecessárias e consolidar as tuas ideias.
3. Estabelece um objetivo
Primeiro responde à pergunta: qual é a ação que pretendes que o teu leitor execute? A resposta tem que ser clara. Se não for clara para ti, não será para mais ninguém.
4. Conhece o teu público
Quanto mais conhecemos o nosso público, mais relevante o nosso copy será. Quais são os seus interesses? A sua idade? Que produtos costumam comprar? Relativamente a websites, o Google Analytics é uma ótima ferramenta para obter dados sobre o nosso público.
5. Encontra uma proposta de valor única
Basicamente é encontrar algo que a nossa concorrência não ofereça, e utilizar isso para nos destacarmos no mercado. A proposta de valor deve ser forte o suficiente para atrair novos clientes.