Já ouviste a expressão “Content is King”? Esta é uma das frases mais conhecidas pelos profissionais de marketing digital.
Produzir conteúdos relevantes e atrativos para os teus seguidores é uma forma de obter alcance e sucesso. O Facebook distribui os teus conteúdos de acordo com os fatores de relevância do seu algoritmo, sendo que estes estão relacionados com variáveis como a interação, a diversidade de conteúdos e a qualidade dos temas.
Uma das coisas mais importantes a saber é que a maior parte dos conteúdos que publica não deve ser comercial, mas sim algo que apele ao interesse dos teus seguidores de forma a criar engagement. Deve não só informar, mas também inspirar através de uma atitude autêntica. Por este motivo torna-se imperativo conheceres o teu público-alvo, através das estatísticas da tua página.
Mas porque é que o conteúdo é tão importante para a tua estratégia digital?
Incentiva o Engagement: Bons conteúdos, quer seja no blog ou nas redes sociais de uma empresa, encorajam os utilizadores a criar uma relação com a marca, mesmo sem se aperceberem. Permitem até compreender a mensagem da marca, interagir através de comentários, fazer likes ou partilhar as suas publicações.
É ótimo para o SEO: A presença de conteúdos originais e de qualidade no blog de uma marca tem um grande impacto no ranking de SEO e nos mecanismos de busca, como o Google. Conteúdos exclusivos publicados regularmente, palavras-chave relevantes e links internos para outras páginas, ajudam a estabelecer uma boa posição no ranking. Quanto mais elevado este for, maior exposição a marca terá no digital.
Aumenta o tráfego: Produzir conteúdos de qualidade é uma ótima forma de aumentar o tráfego de um website e manter os consumidores no mesmo por mais tempo. Por exemplo, num website com apenas a homepage e uma página de contactos, a sua bounce rate será mais elevada do que num website com conteúdos que gerem engagement e encorajem os utilizadores a interagir com o mesmo.
Acrescenta valor ao produto/serviço: Os conteúdos que acrescentam algum tipo de informação ou valor em geral são bem recebidos pelos consumidores porque ensinam algo de novo ou resolvem um problema. É um valor intangível, contudo é muito importante para a relação entre a marca e o consumidor. O conteúdo permite “educar” os consumidores acerca do produto ou serviço.