No mundo dinâmico da comunicação e marketing, as marcas enfrentam o desafio de escolher as melhores
estratégias para alcançar e envolver o seu público-alvo. Duas abordagens destacam-se: colaborações com
influenciadores digitais e parcerias com a imprensa tradicional. Embora apresentem diferenças
significativas, ambas as estratégias podem complementar-se para criar uma campanha de comunicação
robusta e eficaz.
Influenciadores Digitais: autenticidade e proximidade
Os influenciadores digitais, com a sua presença ativa nas redes sociais, têm a capacidade de alcançar
audiências específicas, identificadas com o perfil, potenciando o engagement gerado diretamente com os
seguidores. A autenticidade e a proximidade com o público são alguns dos pontos fortes desta
abordagem. As marcas que optam por trabalhar com influenciadores beneficiam de conteúdos
personalizados, frequentemente percecionados como recomendações genuínas, o que pode resultar numa
maior confiança e lealdade dos consumidores, influenciando diretamente as opções de compra.
Nos setores do turismo e lifestyle, a influência dos produtores de conteúdos é particularmente expressiva.
De acordo com a mais recente edição do estudo “Turismo e Redes Sociais”, conduzido pela Marktest, a
percentagem de inquiridos que diz já ter pesquisado informações sobre destinos turísticos nas redes sociais
chega aos 73%, enquanto 69% afirmam realizar pesquisas nestas plataformas para descobrir restaurantes
e bares.
O mesmo estudo aponta que, entre aqueles que conhecem alguma cadeia de hotéis, plataforma online de
turismo, agência de viagens ou influenciador de viagens, 75% admitem que essas páginas têm algum tipo
de influência nos destinos que acabam por escolher para as suas férias, sendo que 7 em cada 10 seguem
pelo menos um influenciador de viagens/turismo e 55% garantem mesmo já ter reservado alojamento com
base em informações ou recomendações encontradas nas redes sociais. Neste aspeto, confirma o estudo,
Instagram e Facebook são as redes com mais influência na escolha de destinos turísticos.
Imprensa tradicional: credibilidade e alcance
Por outro lado, a imprensa tradicional mantém uma posição de credibilidade e autoridade
inquestionáveis. Artigos em jornais, revistas e sites noticiosos conferem uma seriedade e rigor que muitas
vezes é difícil de igualar nas redes sociais. A par de um selo de isenção e opinião desinteressada cada
vez mais valioso para as marcas num contexto em que as estratégias de marketing de influência estão mais
disseminadas e em que a literacia digital do consumidor atingiu um ponto de maturação que lhe permite
facilmente identificar recomendações menos genuínas. Além disso, a abrangência de um comunicado de
imprensa ou de uma notícia pode alcançar um público vasto e diversificado, incluindo segmentos que
podem não estar tão presentes nas redes sociais.
Porque não conciliar as duas abordagens?
Uma estratégia de comunicação eficaz pode, contudo, integrar ambas as abordagens. A colaboração com
influenciadores permite gerar conteúdos autênticos e envolventes, que são facilmente partilháveis e
comentados nas redes sociais. Sublinhe-se que, para garantir que isso acontece, as marcas não devem
descurar o investimento numa estratégia de marketing de influência profissional, estruturada e
diferenciadora, com uma curadoria de conteúdos cuidada. Simultaneamente, o desenvolvimento de um
plano de media relations assertivo e eficaz, capaz de garantir cobertura na imprensa tradicional, pode
reforçar a mensagem com um selo de credibilidade e ampliar o alcance da campanha.
É importante que as marcas avaliem os objetivos específicos de cada campanha e selecionem os canais
mais adequados. Um equilíbrio entre a inovação e autenticidade dos influenciadores digitais e a
credibilidade e alcance da imprensa pode resultar numa estratégia de comunicação poderosa, capaz de
capturar a atenção do público-alvo em múltiplas frentes.
Enquanto os influenciadores digitais oferecem proximidade e autenticidade, a imprensa proporciona alcance
e credibilidade. A combinação destas abordagens permite às marcas não só atingir uma audiência ampla,
mas também criar um envolvimento mais profundo e duradouro com os consumidores.
Quer implementar na sua empresa uma estratégia de comunicação talhada para tirar partido da melhor
combinação possível entre media relations e marketing de influência? Fale connosco.