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Como as ovelhas mudaram o turismo das Ilhas Faroé

Publicado em: 07.08.2017
Como as ovelhas mudaram o turismo das Ilhas Faroe

Poucos ouviram falar das Ilhas Faroé, um território dependente da Dinamarca, localizado entre a Escócia e a Islândia. As Faroé são formadas por 18 ilhas e conta com um total de 47 mil habitantes.

Em 2012 a organização de turismo daquele território, a Visit Faroe Islands, investiu cerca de 290 mil euros para duplicar o número de turistas até 2020. Contudo, havia ainda um desafio a superar: colocar as Ilhas no mapa, mais concretamente no Google Maps e Google Street View.

Cansados de esperar decidiram, em 2016, pôr mãos à obra e assim nasceu o projecto Sheep View. Como nas Faroé existem mais ovelhas que pessoas e elas estão literalmente por todo o lado, quem melhor do que elas para ajudar a mapear o território? E foi assim que nasceu a ideia de colocar câmeras em cima de cinco ovelhas.

As imagens captadas eram enviadas com coordenadas de GPS e depois transmitidas para o Google Street View. Além de pretenderem que a equipa do Google visitasse as Ilhas, os responsáveis pretendiam também promover-se turisticamente. Assim a Visit Faroe Island lançou a hashtag #wewantgooglestreetview.

A campanha captou a atenção da conta de Twitter do Google, que tem mais de 18 milhões de seguidores, e tornou-se viral. A imprensa internacional tratou do resto e o número de visitantes disparou.

Que lições se podem tirar desta campanha?

Muitas vezes não são necessários orçamentos astronómicos para alcançar bons resultados. Esta campanha é, provavelmente, a mais bem-sucedida desde a “The Best Job in the World”.

The Best Job in the World campaign by Tourism Queensland from Ben Southall on Vimeo.

Devemo-nos focar naquilo que é único num destino e depois tudo gira em torno de planeamento, organização e, obviamente, a capacidade de comunicar de forma original. Neste caso são as ovelhas que nos contam a história, de uma maneira genuína e única.

Toda a história no vídeo em baixo.

Na Message in a Bottle focamo-nos nos objetivos dos nossos clientes, através de ideias capazes de captar a atenção, para atingir o melhor resultado possível.