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A importância do Storytelling em Social Media

Publicado em: 14.07.2021

Onde está o seu smartphone neste momento? No  seu bolso? Na mesa à sua frente? Nas suas mãos, porque está a usá-lo para ler este post? É provável que se encontre ao seu alcance. Se visitar algum local público, grande parte das pessoas, independentemente da sua idade, está a olhar para um smartphone, ou tem um na mão. E de todas essas pessoas, pelo menos metade, deve estar a navegar nas suas redes sociais, seja para jogar, dar dois toques numa imagem, partilhar um estado ou uma fotografia, as pessoas estão rendidas à “Era Digital” e, logicamente, o Marketing Digital acabou por se tornar fundamental para as empresas que querem tocar e conquistar os consumidores. É aqui que entra o Storytelling.

Não há muito tempo que o marketing se baseava na comunicação estabelecida numa só direção, com as marcas a veicular os seus conteúdos em meios como a rádio, televisão, imprensa, outdoors e, mais tarde, na internet.

As pessoas eram inundadas com publicidade repetitiva e rápida de “promoções imperdíveis” como o, “compre um e leve dois” ou o “venha já”, uma comunicação cansativa e sem interação, mas eficaz no seu tempo.

Com a chegada das redes sociais, a relação entre marcas e pessoas transformou-se.

Os consumidores passaram a ter uma voz. Exigem mais atenção, querem ser ouvidos e preferem identificar-se com uma marca antes de serem impactados com vendas. Surge assim o Marketing de Conteúdo, que vem responder às novas necessidades dos consumidores e tornar a sua comunicação com a marca fluída e bilateral. Os conteúdos com storytelling são pequenos passos que beneficiam a relação com os consumidores (e o seu negócio), fazendo-os rir, pensar, sentirem-se apreciados, ou até fugir da realidade, é uma troca de emoções que torna a sua marca mais atraente e pessoal.

 

A ligação emocional com outras pessoas é uma das mais elevadas formas de comunicação do ser humano, e uma boa história é a chave para isso. O Storytelling tem “super-poderes” psicológicos que o tornam num poderoso instrumento nas estratégias de marketing:

 

  • Emoção – Ao ouvir uma história, mais áreas do seu cérebro ficam ativadas. É por isso que contar histórias leva a que se estabeleçam mais ligações pessoais e laços emocionais profundos do que factos.
  • Ação – A ligação e emoção que as histórias suscitam não se limitam a estimular a paixão; podem influenciar substancialmente o nosso comportamento. Uma série de experiências do neuroeconomista Paul Zak provou o facto. As pessoas que viram um vídeo sobre um menino doente tinham níveis mais elevados de oxitocina no cérebro, o que as tornava propícias a doar dinheiro a uma pessoa desconhecida.
  • Valor – As histórias despertam as nossas emoções, simpatia e ações. Para além disso, as histórias têm influência na nossa perceção do valor de algo. As marcas podem acrescentar mais valor subjetivo aos seus produtos contando histórias. Esta conclusão teórica foi provada pelo Significant Objects Project.
  • Memória – O Storytelling está embutido na nossa cultura, gravado nos nossos corações e, portanto, tem uma ligação com a nossa memória. Uma boa narrativa leva-nos a reter acontecimentos de forma mais “palpável” e a mantê-los na nossa memória a longo prazo.

 

Saber produzir conteúdos com temas relevantes é um grande passo para o sucesso no marketing digital para as empresas, mas também é importante ter outros aspetos em consideração, como conhecer o nosso público, fazer conteúdos nativos (que respeitem o formato das diferentes redes sociais) e saber quando usar cada formato de conteúdo nas redes sociais (posts, estados, stories, reels, entre outros) … basicamente, um tema que daria um outro post!

Em suma, saber contar e mostrar apresentar a nossa história de forma apelativa é fundamental para um bom storytelling. Conteúdos relevantes e com uma narrativa cativante podem ditar o sucesso da sua empresa, ajudando ainda a criar uma base de seguidores fiéis e a conhecer melhor o seu público e até mesmo o seu produto/serviço.

 

Ficou interessado em tornar a sua marca emocionalmente relevante para os seus consumidores no mundo digital através do storytelling? Carregue aqui e fale connosco!