Já sabemos que o conteúdo é o Rei, por isso o Community Management é essencial.
Um estudo realizado pelo TripAdvisor revela que 79% dos utilizadores têm mais probabilidade de efetuar uma reserva tendo em conta a classificação do hotel, e 52% dos utilizadores admite que nunca fariam uma reserva num hotel que não tivesse críticas.
À velocidade que a informação circula, o apoio que os clientes têm nas comunidades online pode parecer um cenário aterrador. No entanto, quando é feita a gestão da comunidade de uma marca, não só é possível antecipar problemas que possam surgir como também pode ser uma grande vantagem.
A Message in a Bottle apresenta-lhe 3 razões de como o Community Management pode ser benéfico para o seu negócio:
-
Relação com os clientes
A Internet é a ferramenta mais utilizada como ponte entre os clientes e as marcas. Assim, quando é feita uma questão ou uma queixa por parte do cliente, este espera uma resposta rápida e, se esta não existir, não só o cliente se vai sentir ignorado como pode refletir uma imagem negativa aos restantes seguidores.
Uma marca que aproveite as vantagens de uma boa estratégia de Community Management está ciente do que se passa entre os consumidores e consegue rapidamente identificar e resolver eficazmente possíveis problemas.
-
Personificação da marca
Uma marca não pode se limitar a publicar conteúdos nas redes sociais. É necessário que, depois, exista uma voz que reflita a comunicação da marca com a sua audiência.
A personificação de uma marca faz com que os seguidores sintam que não são apenas mais um Like numa página de Facebook, mas que fazem parte de uma comunidade. Desta forma, é essencial que exista um feedback constante por parte da marca.
-
Valor acrescentado
Uma boa estratégia de Community Management é ainda capaz de acrescentar valor aos produtos/serviços que são comunicados. As recomendações dos seguidores são uma fonte de segurança para futuros clientes e até mesmo um gatilho para a tomada de decisão
Uma das tendências da comunicação de 2019 são os conteúdos criados pela comunidade uma vez que têm um grande impacto no valor da marca perante os seus fãs. Esta criação de valor só se torna possível se a marca conseguir gerir e estar presente na sua comunidade.
A Message in a Bottle disponibiliza diversos serviços que podem ajudar o seu negócio na definição de uma nova estratégia de Community Management:
gestão de redes sociais e assessoria de imprensa.