Message in a Bottle

Blog

Como tirar boas fotografias com um simples telemóvel

Publicado em: 19.05.2020

Como tirar boas fotografias com um simples telemóvel

 

Hoje em dia o telemóvel é quase uma extensão de nós próprios, está sempre connosco e pronto para documentar memórias ou registos para as redes socais. Aliás, a maioria das pessoas já não usa camera fotografia, com a evolução das lentes e tecnologia das câmaras de telemóvel, as imagens conseguidas através destes dispositivos são de grande qualidade. 

Para quem estiver interessado na matéria, deixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença!

Prontos? Câmera, Acção! 

 

Segurar o telemóvel com as duas mãos, garante uma maior estabilidade (tal como um tripé), as fotos tornam-se mais nítidas e com menos riscos de ficarem tremidas. Também é importante lembrar que o ideal é estar o mais imóvel possível no momento do registo. 

 

As linhas ajudam, a maioria dos software das câmeras de telemóvel apresenta a opção de uma grela, linhas horizontais e verticais que funcionam como linhas orientadoras. Esta grelha vai ajudar a conseguir ângulos mais aproximados com a realidade. 

 

Não usar flash, as fotografias tiradas com o auxilio de flash em telemóveis, têm a tendência a ter um aspecto muito artificial e com uma cor bastante feia (por falta de uma palavra melhor). Não importa quantos filtros colocamos em cima depois, se a fotografia não estiver bem como base nunca se tornará uma boa fotografia.

 

Limpar a lente, para mim esta é a dica mais importante de todas! Pode parecer ridículo mas limpar a lente antes de tirar uma fotografia faz toda a diferença. Uma lente suja ou com impressões digitais vai estragar todas as fotos.

 

Cuidado com o zoom, a qualidade do zoom das câmeras de telemóvel é muito limitado, as fotografias tiradas com zoom a mais de 2x ficam com imenso grão e baixa resolução. O melhor é aproximarmo-nos do objecto, ou comprar uma lente de zoom para aplicar ao telemóvel. 

 

Perceber as limitações, cada caso é um caso ou seja casa telemóvel é um telemóvel, as especificidades mudam de marca para marca e uns são melhores nuns aspectos e outros noutros. Para entender as limitações e as qualidade do telemóvel que temos o melhor é explorar muito, tirar muitas fotografias, experimentar diferentes ambientes e perspectiva. Quanto melhor o conhecermos melhor os resultados.

 

Por último, a fotografia de telemóvel não deixa de ser fotografia, portanto é necessário empenho. Muitas vezes não obtemos os melhores resultados com telemóvel porque também não nos empenhamos para isso. As regras da fotografia aplicam-se á fotografia de telemóvel, se pensarmos um pouco na composição e na luz antes de disparar vai fazer toda a diferença! 

 

 

Ana Novais – Criação de conteúdos para a MIB