10 tendências de redes sociais para 2021
O ano de 2020 foi tudo o que menos se esperava dele. Tem sido uma montanha-russa para todos, mas especialmente para os marketeers que tiveram de adaptar todo o trabalho de comunicação de um ano a uma nova realidade, a da pandemia de Covid-19. As redes sociais lançaram novas ferramentas, as marcas tiveram de adaptar os seus conteúdos, e o público mudou os seus hábitos de consumo. Mas o que nos reserva 2021? Quais são as tendências que devemos manter debaixo de olho, segundo o report Social Media Trends 2021 da Talkwalker com o HubSpot?
Marketing conversacional
Passa por criar uma forte conexão com o público da marca, construir uma relação próxima através de conteúdo personalizado. Já não chega lançar a mensagem da marca nas suas redes sociais, é preciso criar uma conversa com os seus seguidores que tenha em conta opiniões e sugestões.
Nostalgia
Em tempos de incerteza, as pessoas procuram (mesmo que inconscientemente) o que as faz feliz – o mesmo acontece com as marcas, que vão recorrer às suas melhores memórias para desligar da realidade. The good old days are back… quem já viu a campanha de natal do continente?
Ativismo e consciência social
Neste ponto, o report da Talkwalker e o estudo Think Forward 2021 da We Are Social UK convergem: o poder do online pode transformar-se em momentos de grande relevância na vida real, no offline. Grande exemplo disso? O movimento #BlackLivesMatter. As redes sociais são um meio de chamar a atenção para tópicos críticos como igualdade, saúde mental, inclusividade e justiça social.
Crescimento da desinformação
2020 ficou marcado por dois momentos estreitamente relacionados com esta tendência: Covid-19 e eleições americanas, tópicos que fizeram correr muita tinta, incluindo fake news e desinformação. O Instagram já desenvolveu e lançou uma ferramenta que identifica conteúdo que possa não ser verdadeiro e faz a ligação a fontes fidedignas de informação (como a WHO ou a DGS em Portugal, no caso da pandemia). Está nas mãos das redes sociais demarcar a linha que separa a realidade da ficção e contribuir para uma sociedade esclarecida e informada.
Redes sociais estabelecidas
As redes sociais dominantes vão manter o seu lugar em 2021. Poderão ter de criar “features” para acompanhar a nova realidade, mas a sua importância não irá esmorecer nos próximos anos.
Memes
Adeus emojis, olá memes, a nova forma de comunicar. Mas não se preveem apenas memes inofensivos e engraçados, estes podem ser usados para vulgarizar uma ideia ou manipular os consumidores, por isso em 2021 é preciso proteger as marcas dos memes.
Marketing old-school
Muitas das tendências nesta lista surgiram, essencialmente, em resposta aos novos comportamentos em tempos de pandemia. No marketing, as ideias disruptivas , foram substituídas por métodos mais simples de engagement como o tried-and-tested (testado e aprovado). O mais antigo e principal meio de comunicar uma mensagem – a voz – está de volta, daí a importância e crescimento dos podcasts.
Social gaming
Depois de meses em recolhimento obrigatório, os videojogos passaram a ser uma outra forma de distração. Já não se trata de jogar para ganhar. Surgiram grandes comunidades e grupos de fãs à volta de determinados jogos como o Fortnite ou o Animal Crossing, agora lugares de encontro online.
Recriação com user-generated content (conteúdo criado pelos consumidores e que as marcas partilham)
Não é novidade que muitas marcas já o usavam nas suas páginas. No entanto, agora, através do TikTok ou Reels é possível dar uma nova vida a esse conteúdo e chegar a um novo público.
Os 4 C’s
Mesmo que a pandemia desapareça em 2021, é certo que irá deixar marcas. As empresas terão de adaptar as suas comunicações à nova realidade, tendo em mente 4 palavras-chave relacionadas com o Covid-19:
- Comunidade
- Contactless
- Limpeza/higiene
- Compaixão