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5 Tendências nas RP em 2023

Publicado em: 24.01.2023

5 Tendências nas RP em 2023

O mundo da comunicação está em constante movimento e é fundamental que os profissionais
de comunicação estejam sempre a par das tendências, para que possam levar as marcas ao
sucesso. O que antes fazia sentido nas RP, hoje pode já não fazer. Os consumidores e clientes
são diferentes e as suas expectativas em relação às marcas também.

1. O posicionamento ético e responsável da marca

A ética socialmente consciente não é uma tendência só de agora, mas sem dúvida que é uma
tendência que vai marcar 2023. Com os acontecimentos que 2022 trouxe, como a guerra na
Ucrânia ou os protestos pelos direitos das mulheres no Irão, é cada vez mais recorrente as
empresas e as marcas afirmarem o seu posicionamento. Os consumidores esperam que as
marcas tenham uma postura relativamente a certos assuntos, como temas ambientais e
sociais. Não são só doações ou publicações nas redes sociais que os consumidores querem
ver. É importante que as empresas e as marcas mostrem que têm valores sociais e ajam de
acordo com eles.
Em 2023, os profissionais de comunicação devem assegurar-se de que todo o tipo de
comunicação de uma marca, as ações, os eventos, devem ser coerentes com os valores que a
marca defende.

2. Mensagem personalizada

Os profissionais de comunicação devem estar em sintonia com os jornalistas e influencers,
para que passem a mensagem da melhor maneira. Criar mensagens em linha com os
interesses de um certo influencer ou jornalista ajuda a criar confiança e credibilidade, aprofundando as relações com os meios de comunicação e profissionais.

3. Diversidade e Inclusão

Nos dias de hoje, as campanhas de relações públicas têm um alcance global, e por isso é
necessário que a diversidade e a inclusão sejam aplicadas na prática e na teoria. Trabalhar
com pessoas de diferentes etnias, culturas e contextos socioeconómicos vai mudar a forma
como se encara as relações-públicas.

4. Influencer Marketing

O número de influencers tem vindo a crescer e as categorias em que os podemos dividir
também. Em 2023, os micro-influenciadores vão ser peças fundamentais nas campanhas de relações públicas, para as marcas chegarem a segmentos mais pequenos e mais especializados. A aposta em trabalhar com influencers vai continuar a ser essencial em 2023.

5. Eventos

O cara-a-cara está definitivamente de volta! A espera foi grande, mas o mundo já voltou à
normalidade e a vontade de estarmos juntos é grande, após dois anos de pandemia. O que é
que isto quer dizer? Os eventos presenciais estão decisivamente de volta, e esperemos que
seja para ficar. Nada como um evento, bem estruturado e apelativo para dar a conhecer uma
marca ou uma empresa. Eventos como pop-ups, conferências, festas, eventos de netwoking e
formatos híbridos são algumas das possibilidades por onde se pode explorar o mundo eventos.

É importante que os profissionais de comunicação se mantenham a par das tendências, ano
após ano, para que assim as mensagens das marcas e das empresas sejam comunicadas de
forma estratégica e eficiente.