Message in a Bottle

Blog

Influenciadores Digitais? In Mib You Trust!

Publicado em: 29.07.2021

No tempo dos nossos pais o Vasco Granja e o Engº Sousa Veloso certamente teriam sido excelentes influenciadores nas suas respectivas áreas de expertise: Desenhos animados checos e a Engenharia Agrónoma.

Sem dúvida, cumpriam mais que os atributos mínimos que hoje caracterizam os influenciadores digitais: eram referência para os seus followers-seguidores, autoridade indiscutível na matéria, empáticos e confiáveis. Tinham aquilo a que se chama carisma e nasce com alguns, podiam ter feito uso disso, mas ninguém ligava a essas coisas e telemóveis ou Internet era algo do domínio da ficção científica.

Em mil novecentos e setenta, Twitter era nome de carrossel na Feira Popular de Lisboa e Instagram um cocktail à base de Pisang Ambon, para atrevidos.

A evolução tecnológica trouxe os opinion makers dos anos 80 e o uso e abuso das redes sociais, o boom dos influencers. Essas pessoas que por acidente – muitas vezes, no início, apenas querem mostrar um gosto pessoal – tornaram-se a nova coqueluche das Agências de Comunicação.

O modo como um Departamento de Comunicação, em conjunto com o Gabinete de Marketing Digital pensa e escolhe os influencers para cada campanha de publicidade é, além de interessante, um case study.  Serão essas pessoas que, em alguns casos, vão liderar verdadeiros movimentos sociais e culturais, devido ao impacto estratosférico que um like ou um tweet vão ter nas escolhas de pessoas desejosas de identificação a algo que, muitas vezes, nem sabem que gostam ou querem. O influencer funciona quando, quase sem querer, gera à volta de um produto aquilo a que, desculpe o jargão, se chama, Positive Brand Awareness.  

Agora que nos descobrimos cansados das formas tradicionais de publicidade, trabalhamos para tentar compreender quem são os melhores Influencers para cada cliente, nunca esquecendo que é de pessoas e para pessoas que comunicamos.

Não vale a pena trair a confiança de ninguém e convocar o Dalai Lama para falar sobre a beleza de uma road trip aos arredores da Muralha da China. Mesmo que por bom preço.

Ficou interessado em trazer mais valor para a sua marca através de Influenciadores Digitais? Entre em contacto connosco!