Message in a Bottle

Blog

Conheça a importância da Assessoria de Imprensa para a comunicação do setor hoteleiro

Publicado em: 02.06.2021

Se pensa que a presença digital em websites e redes sociais é suficiente, leia este artigo e fique a par de um dos melhores aliados da comunicação do setor da hotelaria: a assessoria de imprensa.

 

Dados do Google Trips revelam que, hoje em dia, mais de 80% dos viajantes em todo o mundo se servem de plataformas online para planear uma viagem e reservar as suas estadias.

Levar as pessoas a escolher um determinado hotel no meio de um infindável leque de possibilidades não é tarefa fácil. Por esse motivo, é fundamental que, num mundo altamente digitalizado e onde a oferta abunda, as empresas de hotelaria se adaptem ao contexto atual, através de estratégias de comunicação bem definidas.

Comunicar em hotelaria é comunicar um setor em constante mudança. É, ao mesmo tempo, comunicar para um público heterogéneo, constituído por indivíduos com diferentes culturas e interesses. Mais do que isso, é alcançar um público com cada vez maior informação de compra, em especial junto das plataformas digitais.

A verdade é que os hotéis não vendem um produto em si, mas sim experiências. Assim, cumprir o seu principal propósito de atrair visitas às plataformas onde estão presentes e aumentar as suas vendas, constitui um desafio que deve ser encarado de forma estratégica e articulada.

Com a crescente importância do setor turístico para a economia de um país, as empresas da área de hotelaria passaram a investir cada vez mais em canais de divulgação, especialmente digitais. Mas a sua presença online não é suficiente. Desta forma, neste processo, a assessoria de imprensa assume um papel-chave, definindo e pondo em prática estratégias de comunicação, tanto em plataformas offline, como junto dos meios de comunicação social.

Trabalhar lado-a-lado com uma equipa de profissionais de comunicação poderá fazer toda a diferença na forma como determinado grupo hoteleiro se posiciona no mercado. A identificação dos assuntos a serem divulgados junto dos principais targets e o aproveitamento das potenciais oportunidades de comunicação são algumas das tarefas delineadas por um profissional ou agência de comunicação, mas desengane-se quem pensa que os resultados de assessoria de imprensa se resumem à publicação de artigos junto dos meios de comunicação social.

Sendo a assessoria mediática uma das principais ferramentas de comunicação que contribui para a notoriedade e credibilização de qualquer negócio, isto permite ao setor hoteleiro alcançar novos e importantes horizontes. Fique a conhecer as principais vantagens do trabalho de assessoria de imprensa direcionada para o setor hoteleiro:

 

  • Consolidar e credibilizar a sua marca junto do mercado e públicos estratégicos
  • Aumentar o número de clientes e fidelizar os atuais
  • Alcançar um posicionamento de referência no seu segmento de atuação
  • Criar parcerias de relevo
  • Alcançar novas oportunidades de negócio
  • Baixar os custos de investimento em publicidade.

 

Uma estratégia de comunicação global e eficaz passará sempre por aliar o marketing digital à assessoria de imprensa e, as empresas que não têm um plano bem definido, não conseguirão alcançar os seus principais objetivos: atrair visitas às plataformas onde estão presentes, posicionar-se enquanto referências no mercado e aumentar as vendas, ficando um passo atrás da sua concorrência.

Ficou com interesse em saber como a assessoria de imprensa pode consolidar o seu negócio ou pretende tirar alguma dúvida? Entre em contato connosco aqui!