Com o retomar dos eventos culturais presenciais torna-se fundamental que se realize uma promoção estruturada dos mesmos, de forma a gerar interesse, adesão e confiança por parte do público-alvo.
E, se o objetivo, na maior parte das vezes, é levar o evento em termos mediáticos para fora da autarquia é fundamental ter em conta um aspeto primordial: construir credibilidade. E, como se consegue isso? Através dos serviços de Assessoria de Imprensa.
Ao longo dos anos, os eventos culturais autárquicos têm mostrado o seu potencial na promoção das regiões. Ora, para que essa promoção seja eficaz é necessário que a comunicação do evento seja planeada e gerida de forma certeira. Pela sua vasta experiência, as agências de comunicação podem ser a solução para a promoção de eventos com estas características, tanto na delineação e definição de estratégias a adotar, assim como no posterior contacto com os meios de comunicação.
Muito mais do que contactar com a imprensa, é importante acompanhar o cliente na fase de planeamento do evento e após a sua realização. Um contacto diário com a organização destes eventos permite um aconselhamento estratégico mais profícuo, pois através da identificação das necessidades atuais, da avaliação do mercado e da análise do público em causa é possível chegar a um conceito mais sólido, tendo em conta os critérios de valor da notícia e as tendências do mercado.
Aquilo que se tem verificado cada vez mais é que uma boa estratégia posiciona o evento de forma correta e, consequentemente contribui para a promoção da própria região. Contudo, para que esta se consiga potenciar ao máximo, é necessário adotar uma metodologia específica.
Tal metodologia permitirá dar a conhecer a realidade da região, a sua gastronomia, história, cultura e património, dando voz aos representantes das diferentes áreas para que uma mensagem eficaz chegue aos públicos-alvo que se pretendem impactar.