A quadra Natalícia representa para as marcas, uma altura importante do ano. Não só os consumidores estão mais propensos para comprar como também estão mais receptivos, existindo assim uma oportunidade de criar laços com os cliente.
Passo 1: Defina os seus objetivos
O primeiro passo é definir os objetivos que quer alcançar para a quadra Natalícia, para isso deve responder a algumas perguntas, tais como: Quer gerar reconhecimento de marca? Envolvimento por parte do público? Quer aumentar as vendas? Promover uma oferta especial de Natal?
Passo 2: Programe o seu calendário
Comece por delinear uma estratégia de calendarização de conteúdos. Utilize as estatísticas das suas redes sociais para perceber em que dias e horas o seu público está online, de modo a planear e calendarizar as suas publicações.
Após calendarizar e definir a frequência de posts tem que determinar o tipo de estratégia de conteúdos para esta época – os conteúdos podem ser promoções, conteúdos de engagement, ofertas, concursos, lançamentos, entre outros consoante os seus objetivos.
Passo 3: Personalize os seus perfis
Personalize as suas redes sociais de acordo com as festividades, proporcionando uma atmosfera de proximidade para com a sua comunidade. Deve utilizar estas plataformas para promover as suas ofertas de Natal e para desejar umas festas felizes a todos os que visitam os perfis.
Passo 4: Prepare o conteúdo
Por esta altura, já terá definido o seu calendário e as comunicações que deseja fazer. É então altura de criar essas mesma publicações. Este conteúdo, pode passar por fotografias, vídeos, gifs ou grafismos. Pode ter como objetivo comunicar uma giveaway, promover conteúdo sazonal, ofertas exclusivas ou apenas desejar festas felizes. Não se esqueça também de ter em conta os anúncios nas redes sociais, que em época de festividades podem ter um grande retorno!
Por último, e para agregar todo o conteúdo que criou especificamente para esta altura, crie também um hashtag, que seja divertido e memorável e que permita que o seu conteúdo seja facilmente identificado. Pode também utilizar outros hashtags, mais gerais que remetam para a quadra natalícia e que lhe possibilitem ser encontrado por outros utilizadores.
Passo 5: Meça, analise e otimize
À medida que o mês se desenrola, siga de perto as estatísticas para que possa otimizar a sua estratégia em tempo real. Por exemplo, se vê algum conteúdo não está a obter os resultados esperados, talvez seja positivos modificar os próximos conteúdos desse tipo para que possam melhorar.
Esta é uma época agitada e, por isso, muitas marcas recorrem a agências de comunicação para conseguirem se sobressair numa altura tão competitiva e importante do ano. Se precisar de ajuda com a gestão das suas redes sociais ou tiver mais alguma dúvida relativamente ao tema, não hesite em contactar-nos para que consigo, possamos definir a melhor estratégia para o seu caso.