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Tendências de Redes Sociais para 2020 (Parte 1/2)

Publicado em: 08.01.2020
pessoa a segurar um telemóvel

Não é novidade que as Redes sociais estão em constante evolução. Desde a disponibilização de novas funcionalidades às mudanças do algoritmo, a evolução destas plataformas é constante e rápida. Fique a conhecer algumas das tendências que se espera que venham a dominar as redes sociais neste ano e de que forma é que estas vão entrar nas nossas vidas.

 

1. Privacidade e Segurança

Nos últimos anos a temática sobre a RGPD (Regime Geral de Proteção de Dados) é uma crescente preocupação dos utilizadores com este tópico. Por consequência, o Facebook tem vindo a fazer alterações em termos de gestão de informação para salvaguardar a informação dos seus utilizadores, outras plataformas estão também a seguir esta fenômeno.

2. Vídeo

O vídeo é já hoje uma grande tendência de redes sociais e o tipo de conteúdo preferido dos utilizadores das mesmas. Mas a tendência expectável é para o aumento da sua popularidade, um estudo da Cisco revela que no próximo ano, 75% do tráfego da Internet será vídeo.
Este tipo de media é um ótimo investimento para marketeers pela sua versatilidade e pelo envolvimento que permitem com a comunidade. O Facebook e o Instagram já estão a impulsionar este tipo de conteúdo com ferramentas como o IGTV.

3. Fonte de Notícias

A Internet está, lentamente, a apoderar-se de algum público da televisão e da imprensa escrita e consequentemente do seu consumo de notícias e informação. Segundo a Forbes, 50% dos utilizadores da Internet dizem ver notícias através das redes sociais, antes de as ver nos meios de comunicação tradicionais.
Por outro lado, é necessário ter também em conta o crescente número de notícias falsas que se encontram online.

 

4. Mais funcionalidades

Depois do aparecimento das Stories, dos carrosséis, e do IGTV, é quase certo que este ano trará novidades em termos das ferramentas disponíveis nas redes sociais. Tendências tais como as cryptomoedas e os cartões de débito virtuais podem estar na mira das plataformas, depois do Facebook já ter anunciado estar a trabalhar na sua própria moeda.

 

5. Redes Sociais como motores de busca

A tendência das redes sociais como motores de pesquisa não é propriamente uma novidade, o YouTube é o motor de busca de vídeo por excelência (e o segundo maior motor de pesquisa do mundo, depois do Google), mas este posicionamento estará nos planos de várias outras plataformas. Cada rede social tem o seu próprio tipo de conteúdo e são uma ferramenta agregadora do mesmo, o que é útil para se posicionarem como motores de pesquisa dentro desse segmento.

 

6. Crescimento de comunidades

Com o aumento de utilizadores das redes sociais, a probabilidade das microcomunidades dentro das mesmas crescerem é maior. Isto é, prevê-se que ferramentas tais como os grupos Facebook sejam tenham um aumento de popularidade no futuro, a começar já neste. Isto é explicado pela facilidade que fornecem na organização de conteúdos e na concentração de utilizadores interessados num determinado tópico.

 

7. Podcasts

Nestes últimos anos, o aumento da notoriedade dos Podcasts já foi evidente e é provável que nos próximos anos a tendência continue. Este tipo de conteúdo não é só uma fonte de entretenimento mas é também uma boa ferramenta para os marketeers e marcas mostrarem e monetizarem os seus produtos e serviços.