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Comunicação gastronómica: nem só de comida se alimenta um restaurante

Publicado em: 04.11.2021

Hoje, no mundo da restauração, as mudanças acontecem com maior velocidade e as soluções para os desafios tornam-se ineficazes muito rapidamente. A competitividade aumenta de dia para dia e os clientes são cada vez mais exigentes: não só no que consomem a nível gastronómico, mas também a nível da comunicação. Num feed povoado por nigiris que carregam o aroma do Japão e pastas que prometem viagens aos sabores da Sicília dos Corleone, pratos vegetarianos que são bandeiras da sustentabilidade e comidas tradicionais como redutos da autenticidade, um restaurante não pode só existir. Tem de comunicar.

As agências de comunicação oferecem estratégias que podem agregar valor aos produtos e aos serviços de um restaurante. Através de estratégias de Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Branding e Design, um restaurante pode fazer chegar aos clientes tudo aquilo que ele é – mesmo o que não se pode provar.

Uma agência de comunicação pode identificar necessidades e desejos dos clientes, e desenvolver uma comunicação adequada a um mercado-alvo. O setor gastronómico necessita de criatividade, organização e estratégias para conceber, produzir e vender produtos de sucesso.

Mas uma boa estratégia de Marketing Digital permitirá a um restaurante transmitir também os seus valores, a sua identidade e a experiência que proporciona. Na produção e na escolha cuidada de fotografias, bem como na redação de copies – os pequenos textos para redes sociais –, nas interações com o público e no desenvolvimento de uma estratégia global, estão partes fundamentais desse trabalho. Quando pensadas para diferentes momentos do ano, para diferentes ofertas gastronómicas, mas também para transmitir coerentemente a atmosfera de um espaço, as publicações nas redes sociais são postais de tudo aquilo que está e do que não está num prato, mas que faz um restaurante: e que leva as pessoas a visitá-lo.

O Design complementa este trabalho na criação de uma identidade visual que, através da escolha de uma paleta cores, da conceção de um logótipo ou da construção dos menus, comunica imageticamente o conceito e o espírito do restaurante. E a Assessoria de Imprensa reforça a comunicação, fazendo chegar as novidades do espaço a um público ávido de notícias. Através dos meios de comunicação social, mas também de Influenciadores Digitais, uma boa estratégia de Assessoria de Imprensa torna um restaurante em algo que o público tem de conhecer.

A comunicação gastronómica vem, assim, trabalhar não só o tangível – os pratos, o espaço, as novidades – mas também os desejos, emoções, sensações e experiências de um possível público consumidor. Ao veicular a essência de um restaurante, uma estratégia de comunicação sublinha aquilo que ele já é, mas que um cliente não saberia até o visitar: reforça o espírito verde dos já verdes pratos vegan, cria famílias digitais à volta dos restaurantes familiares, americaniza os diners mais americanos. Depois é vez de a comida falar por si.

Ficou interessado em trabalhar com uma equipa capaz de comunicar o seu restaurante? Fale connosco!